terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Abeoc: trabalho focado em novos associados e na qualificação do setor




A Associação Brasileira de Empresas de Eventos Nacional reúne seus associados para uma reunião, em São Paulo, com objetivo reorganizar seu planejamento. Na pauta estão as principais demandas do setor de eventos e a apresentação dos números referentes ao ano anterior. Segundo Ana Cláudia Bitencourt, presidente da associação, em 2015 a Abeoc – mesmo em período de crise no país – cresceu 15% o número de seus associados. Para 2016, a estimativa é que esse crescimento chegue a 40%.

Para atingir esse volume de novos associados, a Abeoc está investindo e ampliando suas estaduais. Hoje, são 14. A partir de março, Bahia terá a sua Abeoc, que já conta com 15 associados e espera dobrar esse número em pouco tempo. As próximas aberturas serão nos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins. A meta é ter uma representante em cada estado brasileiro até 2017. “A ideia é dar maior suporte às empresas do setor, fomentando eventos na região, capacitando e qualificando profissionais”, disse. ]

Segundo Ana Cláudia, em períodos de crise é preciso se fortalecer para se manter no mercado. “Estamos criando um manual para nossas estaduais para orientar melhor os empresários, além de desenvolvermos cursos que poderão ser repassados dos associados para seus fornecedores e com isso, criar uma cadeia mais qualificada nos eventos”, explicou.
Em sua gestão, a presidente está priorizando a conquista de padronizações e regulamentações para o setor de eventos. Além de buscar formas para levantar os dados do setor. Em 2013, a Abeoc - em parceria com o Sebrae - investiram mais de R$ 4 milhões e fizeram um estudo dos dados dos eventos no país, que revelaram um impacto de 4,3% no PIB nacional, R$ 50 bilhões em arrecadação de impostos, 7 mil empregos gerados e um faturamento de R$ 209 bilhões.

Agora, a meta é dar continuidade nessas pesquisas. Para isso, um projeto junto ao Sebrae já está em andamento. Além disso, a Abeoc quer mais competitividade nos eventos promovidos pelo governo. E já está trabalhando – com o Sebrae e a ABNT – para a padronização das nomenclaturas do segmento. E com o próprio governo a entidade luta para que as licitações sejam baseadas em termos técnicos e precificação, e não somente pelo preço como acontece hoje.

Para a presidente, todas as ações da Abeoc são para que o setor tenha cada vez mais qualidade e credibilidade no mercado. Neste ano, a entidade completa 40 anos e para a data pretende criar um selo comemorativo. Ainda para 2016, a Abeoc pretende instaurar a data de 30 de abril como o dia do profissional de eventos. Essa data já existe em São Paulo e o objetivo é que ela se torne nacional. O projeto de lei já esta em tramitação.



(Fonte : Mercado & Eventos)

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