terça-feira, 29 de abril de 2014

APÓS LIDERAR RANKING, VIRACOPOS CAI PARA 9º LUGAR ENTRE AEROPORTOS DO PAÍS


 

 O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), caiu da primeira colocação para a nona no ranking dos 15 principais terminais brasileiros, segundo pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) que consultou a avaliação dos passageiros em relação aos terminais. A consulta, cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira (28), ouviu 18 mil pessoas entre janeiro e março de 2014 e compara os dados colhidos no ano passado. Ao todo foram avaliados 41 itens de desempenho, entre eles meio de transporte usado para chegar aos terminais e atendimento recebido na imigração ou aduana.
Segundo a SAC, em uma escala de 1 a 5, a média da nota de Viracopos no primeiro trimestre de 2014 foi de 3,86, enquanto a média nacional foi de 3,81. As piores avaliações em Campinas são sobre o custo de estacionamento, instalação e valor da alimentação e conexão wi-fi de internet. Entre janeiro e março de 2013, a nota média de Viracopos foi de 3,65, entre abril e junho, de 3,8, entre julho e setembro, de 3,97, e entre outubro e dezembro, 4,12, período em que o terminal ficou em primeiro lugar no ranking da SAC.
Por meio de nota, a Concessionária Aeroportos Brasil disse que o preço do estacionamento segue valores do mercado. Em relação ao valor pago pela alimentação, a nota dada é a mesma dos demais aeroportos do país, 2,16. A empresa ressalta que o terminal ganhou cinco novas opções, além da feirinha de ambulantes e do restaurante popular. Sobre o desempenho da internet wi-fi, a concessionária aponta que foi uma das primeiras gestoras aeroportuárias a disponibilizar o serviço de forma gratuita e ilimitada aos usuários e não houve alteração no serviço em relação ao levantamento anterior. Na questão de espaço para negócios, sala VIP, a nota dada nesse item foi de 4,53, acima da média dos demais pesquisados, que foi de 3,25. A empresa disse ainda que respeita a opinião dos passageiros, refletida na pesquisa realizada pela SAC, e tem trabalhado para melhorar o conforto, a comodidade e a segurança dos usuários.
O estudo também apontou o perfil atualizado dos passageiros do aeroporto de Campinas. Nos três primeiros meses do ano, 88% dos entrevistados eram de voos domésticos e o restante (12%) de voos internacionais. O lazer ficou em primeiro lugar na lista dos motivos da viagem (49%), seguido de negócios (42%). O táxi é o meio de transporte público mais usado pelos usuários do terminal, com 48%, seguido dos ônibus (43%), veículos alugados (7%) e de outros (2%).

Ampliação

O novo terminal do Aeroporto de Viracopos começa a funcionar dia 3 de junho e a transferência das operações será finalizada até 5 de outubro, de acordo com cronograma divulgado pela Secretaria de Aviação Civil. Inicialmente, apenas a estrutura internacional estará disponível, e o voo inaugural possivelmente será entre Portugal e Campinas. O plano de transferência operacional das companhias e da concessionária responsável pela administração de Viracopos foi entregue no dia 6 de abril.
O documento detalha como cada empresa fará a mudança na estrutura de check-in, equipe, tecnologia e rotina de trabalho. Inicialmente, a nova estrutura de Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.

Critérios da pesquisa
 
Os 15 aeroportos do país escolhidos - de acordo com o envolvimento em grandes eventos sediados no país e área de influência - foram avaliados pelos passageiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil. Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi de 3,81. O melhor avaliado foi o de Natal que, em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, ocupava o 4º lugar. Por outro lado, Campinas, que era o primeiro, caiu para a nona colocação. Cuiabá (MT) voltou a ocupar o último lugar no ranking, ocupado por Guarulhos (SP) na pesquisa passada.
Quanto aos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o valor da alimentação, com nota de 2,16. Congonhas, em São Paulo (SP), recebeu a pior nota no critério preço da comida (1,22). Nos aeroportos onde há lanchonete popular, a satisfação do passageiro tem melhorado, segundo a SAC. Em Curitiba (PR), em um ano, a avaliação deste quesito aumentou 32%, segundo a SAC.

Meios de transporte
 
A pesquisa traz ainda outras informações, como o tipo de transporte usado para chegar ao aeroporto. Cerca de 70% por cento dos passageiros usam taxi. Outros 13% chegam de ônibus e os demais vão ao aeroporto em outros meios como metrô, trens, etc. A curiosidade fica por conta de Brasília (DF), onde 9 em cada 10 passageiros usam o táxi como meio de transporte. Quanto ao motivo da viagem, 61% estavam a lazer, 32% a negócios e 4% por outros motivos.
 
(Fonte : G1 / imagem divulgação)

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