Segundo
a SAC, em uma escala de 1 a 5, a média da nota de Viracopos no primeiro
trimestre de 2014 foi de 3,86, enquanto a média nacional foi de 3,81. As piores
avaliações em Campinas são sobre o custo de estacionamento, instalação e valor
da alimentação e conexão wi-fi de internet. Entre janeiro e março de 2013, a
nota média de Viracopos foi de 3,65, entre abril e junho, de 3,8, entre julho e
setembro, de 3,97, e entre outubro e dezembro, 4,12, período em que o terminal
ficou em primeiro lugar no ranking da SAC.
Por
meio de nota, a Concessionária Aeroportos Brasil disse que o preço do
estacionamento segue valores do mercado. Em relação ao valor pago pela
alimentação, a nota dada é a mesma dos demais aeroportos do país, 2,16. A
empresa ressalta que o terminal ganhou cinco novas opções, além da feirinha de
ambulantes e do restaurante popular. Sobre o desempenho da internet wi-fi, a
concessionária aponta que foi uma das primeiras gestoras aeroportuárias a
disponibilizar o serviço de forma gratuita e ilimitada aos usuários e não houve
alteração no serviço em relação ao levantamento anterior. Na questão de espaço
para negócios, sala VIP, a nota dada nesse item foi de 4,53, acima da média dos
demais pesquisados, que foi de 3,25. A empresa disse ainda que respeita a
opinião dos passageiros, refletida na pesquisa realizada pela SAC, e tem
trabalhado para melhorar o conforto, a comodidade e a segurança dos usuários.
O estudo também apontou o perfil atualizado dos passageiros do aeroporto de Campinas. Nos três primeiros meses do ano, 88% dos entrevistados eram de voos domésticos e o restante (12%) de voos internacionais. O lazer ficou em primeiro lugar na lista dos motivos da viagem (49%), seguido de negócios (42%). O táxi é o meio de transporte público mais usado pelos usuários do terminal, com 48%, seguido dos ônibus (43%), veículos alugados (7%) e de outros (2%).
Ampliação
O estudo também apontou o perfil atualizado dos passageiros do aeroporto de Campinas. Nos três primeiros meses do ano, 88% dos entrevistados eram de voos domésticos e o restante (12%) de voos internacionais. O lazer ficou em primeiro lugar na lista dos motivos da viagem (49%), seguido de negócios (42%). O táxi é o meio de transporte público mais usado pelos usuários do terminal, com 48%, seguido dos ônibus (43%), veículos alugados (7%) e de outros (2%).
Ampliação
O novo terminal do Aeroporto de Viracopos começa a funcionar dia 3 de junho e a transferência das operações será finalizada até 5 de outubro, de acordo com cronograma divulgado pela Secretaria de Aviação Civil. Inicialmente, apenas a estrutura internacional estará disponível, e o voo inaugural possivelmente será entre Portugal e Campinas. O plano de transferência operacional das companhias e da concessionária responsável pela administração de Viracopos foi entregue no dia 6 de abril.
O
documento detalha como cada empresa fará a mudança na estrutura de check-in,
equipe, tecnologia e rotina de trabalho. Inicialmente, a nova estrutura de
Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de
embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas
para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões
entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.
Critérios da pesquisa
Os
15 aeroportos do país escolhidos - de acordo com o envolvimento em grandes
eventos sediados no país e área de influência - foram avaliados pelos
passageiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria
da Aviação Civil. Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi de
3,81. O melhor avaliado foi o de Natal que, em pesquisa feita nos últimos três
meses de 2013, ocupava o 4º lugar. Por outro lado, Campinas, que era o
primeiro, caiu para a nona colocação. Cuiabá (MT) voltou a ocupar o último
lugar no ranking, ocupado por Guarulhos (SP) na pesquisa passada.
Quanto
aos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos
funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o
valor da alimentação, com nota de 2,16. Congonhas, em São Paulo (SP), recebeu a
pior nota no critério preço da comida (1,22). Nos aeroportos onde há lanchonete
popular, a satisfação do passageiro tem melhorado, segundo a SAC. Em Curitiba
(PR), em um ano, a avaliação deste quesito aumentou 32%, segundo a SAC.
Meios de transporte
A
pesquisa traz ainda outras informações, como o tipo de transporte usado para
chegar ao aeroporto. Cerca de 70% por cento dos passageiros usam taxi. Outros
13% chegam de ônibus e os demais vão ao aeroporto em outros meios como metrô,
trens, etc. A curiosidade fica por conta de Brasília (DF), onde 9 em cada 10 passageiros
usam o táxi como meio de transporte. Quanto ao motivo da viagem, 61% estavam a
lazer, 32% a negócios e 4% por outros motivos.
(Fonte : G1 / imagem
divulgação)
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