A
campanha “Jogo Limpo”, que o Ministério do Turismo estreou há cerca de 10
dias nas redes sociais, está mobilizando internautas e repercutindo nos
principais sites de compartilhamento de informações. A ação tem por objetivo
divulgar as boas práticas do setor e dar visibilidade a serviços e produtos que
cobrem preços justos.
O
movimento é uma reação aos preços exorbitantes cobrados, especialmente, por
alguns hotéis, companhias aéreas e restaurantes. Esta semana as redes sociais
do MTur começaram a publicar as contribuições dos internautas. Entre elas,
destacam-se o Teatro da Paz, de Belém, que cobra R$ 4 pela visita; o Jardim
Botânico de Brasília, a R$ 2; e o recém-inaugurado Museu Paço do Frevo, em
Recife, a R$ 6.
Os
turistas que tiverem passado por boas experiências podem enviar textos e marcar
fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook,
Twitter,
Google
Plus e Instagram.
“Os viajantes exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”, afirma.
“Os viajantes exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”, afirma.
A
preocupação do Ministério do Turismo com o consumo consciente é antiga. Há dois
anos a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do
Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo,
estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e
café e camping a preços acessíveis.
Na
segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo consciente com
dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor
também poderão aderir à campanha por meio de um selo do MTur com os dizeres “Eu
Jogo Limpo”.
A
campanha alcançou 918 curtidas pelo Instagram, uma rede social de
compartilhamento de fotos para celular, e outras 865 pelo Facebook.
(Fonte : MTur)
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