A venda
de pacotes turísticos é maior a cada ano. De acordo com a Associação Brasileira
de Agências de Viagem (ABAV) estima-se que 5,7 milhões de pessoas contrataram
os serviços de agências de viagem em 2012. A expectativa para este ano é de que
as vendas aumentem mais 10%.
Os
serviços oferecidos pelas agências de viagem, como reserva de transporte aéreo,
passeios com guia e pacotes de hospedagem, incluem algumas vantagens,
especialmente aos novatos, adeptos de roteiros de aventura, que exigem
obrigatoriamente a presença de guias, e aqueles que desejam delegar os serviços
e viajar tranquilamente.
Para
trazer apenas lembranças boas do passeio é importante tomar alguns cuidados.
Para contratar serviços de agências de viagem, é essencial checar se a empresa
consta no Cadastur, o sistema de cadastro de pessoas
físicas e jurídicas do Ministério do Turismo. O Cadastur reúne os prestadores
de serviços turísticos que estejam legalmente em operação.
O
passageiro pode conferir com a agência escolhida se serão oferecidas opções de
passeio turístico durante a viagem. Caso positivo, deve-se verificar se os
serviços serão cobrados à parte ou se estão incluídos no pacote turístico.
O
consumidor também deve pedir com antecedência o documento de confirmação de
reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação
de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.
No caso
de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou
terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora devem ter
registros no Cadastur e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Caso a
agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem
autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o órgão de defesa do consumidor,
PROCON, de seu Estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do
Consumidor.
(Fonte : MTur)
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