terça-feira, 11 de junho de 2013

GOVERNO JÁ TEM RELATÓRIO PARA AJUDA AO SETOR AÉREO, DIZ ANAC


 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já entregou ao governo um relatório sobre a saúde financeira das companhias aéreas, informou nesta terça-feira (11) o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, em vistoria ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no Rio.
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) havia pedido um estudo sobre as empresas para a Anac e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES) para um pacote de ajuda para melhorar a eficiência dos aeroportos e fortalecer as companhias.
"Já entregamos o relatório com as informações do setor,  quais são as situações econômico-financeiras das empresas. Daí, o ministério (SAC) pode ter informações para poder pensar em um plano para ajudar as empresas", disse.
 
PLANO PARA SANTOS DUMONT
 
Até o fim de junho fica pronto o plano de contingência para o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio – que passou por recentes problemas de falta de luz e de voos cancelados por mau tempo – solicitado pela Secretaria de Aviação Civil, anunciou Guaranys.
Segundo disse, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, solicitou um trabalho sobre os problemas do Santos Dumont, que vêm paralisando as operações de voos e decolagens. Guaranys disse que, em relação às condições de clima, para garantir a segurança, as operações serão suspensas sempre que necessário, mas é preciso melhorar a informação ao passageiro.
"O passageiro tem que ser bem informado sobre a previsão da meteorologia, sobre a possibilidade de realocação ou sobre  a suspensão do voo. A Infraero e as companhias têm que informar. A informação é a melhor coisa entre empresa aérea e passageiro", disse.
Já sobre a falta de energia, Guaranys disse que "a Infraero e a Light têm que chegar a um entendimento".
"É importante que o aeroporto não pare. A Infraero tem que garantir o funcionamento do gerador e o fornecimento tem que ser garantido pela Light", disse.
 
PRONTOS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES
 
O diretor-presidente da Anac disse que todos os aeroportos visitados por ele estão prontos para o aumento da demanda por conta da Copa das Confedereções, apesar de estarem passando por grandes obras de infraestrutura com vistas à Copa do Mundo de 2014.
"Essas grandes obras serão entregues em abril ou maio de 2014, mas não podem atrapalhar a funcionalidade dos aeroportos", disse ele, afirmando ainda que os balcões das empresas aéreas também estão preparados para receber reclamações dos passageiros.
Já foram vistoriados os aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP), Confins (BH), Recife, Salvador, Galeão, Santos Dumont e Fortaleza. Na quarta (12), a série de vistorias termina no aeroporto de Brasília.
"Encontramos estrutura disponível mesmo com as obras e as empresas têm balcão estruturado para tender aos passageiros com queixas", disse.
Na quinta-feira (13) a Anac inicia uma operação de fiscalização nos aeroportos das cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações: mais 220 agentes estarão de plantão nesses aeroportos.
 
SLOTS

Marcelo Guaranys disse ainda que a Anac  já recebeu mais de 300 manifestações a respeito da possível adoção de novas regras para distribuição de autorizações para voos e decolagens (slots) no aeroporto de Congonhas e em outros que a agência considere saturados.  
"Estamos apurando o resultado final da audiência pública. Recebemos mais de 300 manifestações.  A previsão para fechar o relatório é o fim do semestre, e levar à diretoria da Anac para votação", Guaranys.
Segundo explicou, as regras valerão para qualquer aeroporto que a Anac considere em situação de saturação.
"Pode ser para o aeroporto todo ou para determinadas faixas horárias. Em Brasília, por exemplo, há algumas faixas congestionadas", disse, excluindo da lista os aeroportos Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro.
 
(Fonte : G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário