O diretor geral da Associação Internacional
do Transporte Aéreo (lata, na sigla em inglês), o egípcio naturalizado
britânico Tony Tyler, se diz preocupado com os problemas de infraestrutura no
Brasil. Em entrevista ao GLOBO, na Cidade do Cabo (África do Sul), onde
participou da 69a Conferência Anual da organização, ele afirmou que privatizar
aeroportos não é necessariamente a solução.
● AS DUAS PRINCIPAIS AÉREAS BRASILEIRAS TIVERAM PREJUÍZO DE MAIS DE RS 1
BILHÃO CADA EM 2011. O QUE EXPLICA UM RESULTADO TÃO RUIM?
Os preços altos do combustível no Brasil são
problema. Dois terços do combustível consumido são produzidos localmente. Por
que é tão caro? No Brasil, o combustível representa 43% do custo total das
aéreas. No resto do mundo, a média é de 33%. As empresas sofrem com isso. As
taxas aeroportuárias (que as aéreas pagam) também tiveram alta. Em situação
assim, é difícil fazer dinheiro. Há problemas de infraestrutura.
● O GOVERNO CONCEDE ALGUNS AEROPORTOS PARA RESOLVER FALHAS NA INFRAESTRUTURA. E A SOLUÇÃO?
● O GOVERNO CONCEDE ALGUNS AEROPORTOS PARA RESOLVER FALHAS NA INFRAESTRUTURA. E A SOLUÇÃO?
Não somos a favor nem contra a privatização.
Há aeroportos bem-sucedidos controlados pelo governo (como o de Cingapura) e
outros bem-sucedidos controlados por consórcios privados. O ponto é que as
receitas (de aeroportos privados) devem ser reguladas. No Brasil, foi pago um
valor de outorga muito alto nos leilões. Como os investidores terão retorno?
Podem cobrar tarifas maiores das aéreas, o que encarece as viagens. Tem de deve
haver uma robusta estrutura de regulação no Brasil para manter as tarifas em um
nível racional. E, até agora, não temos visto isso. Estamos preocupados.
● NO BRASIL, O VENCEDOR É QUEM PAGA A MAIOR CIFRA, QUE VAI PARA A CONSTRUÇÃO
DE AEROPORTOS REGIONAIS E SUBSÍDIOS ÀS AÉREAS QUE ATUARÃO NELES. ISSO É BOM?
Está claro nos princípios da Icao (órgão das
Nações Unidas que fixa diretrizes para o setor de aviação e do qual o Brasil
faz parte) que as aéreas devem pagar pelo uso dos aeroportos que usam, não para
estimular aeroportos para outras usarem. Algumas companhias que atuarem nos aeroportos
privados brasileiros terão de pagar taxas ao concessionário para que ele tenha
o retorno do dinheiro investido. E esse dinheiro será usado para viabilizar a
atuação de outras empresas em outros aeroportos. Isso não está certo.
(Fonte : Jornal O Globo)
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