terça-feira, 11 de junho de 2013

AEROPORTOS DO BRASIL PREOCUPAM, DIZ IATA


 
O diretor geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (lata, na sigla em inglês), o egípcio naturalizado britânico Tony Tyler, se diz preocupado com os problemas de infraestrutura no Brasil. Em entrevista ao GLOBO, na Cidade do Cabo (África do Sul), onde participou da 69a Conferência Anual da organização, ele afirmou que privatizar aeroportos não é necessariamente a solução.
AS DUAS PRINCIPAIS AÉREAS BRASILEIRAS TIVERAM PREJUÍZO DE MAIS DE RS 1 BILHÃO CADA EM 2011. O QUE EXPLICA UM RESULTADO TÃO RUIM?

Os preços altos do combustível no Brasil são problema. Dois terços do combustível consumido são produzidos localmente. Por que é tão caro? No Brasil, o combustível representa 43% do custo total das aéreas. No resto do mundo, a média é de 33%. As empresas sofrem com isso. As taxas aeroportuárias (que as aéreas pagam) também tiveram alta. Em situação assim, é difícil fazer dinheiro. Há problemas de infraestrutura.

O GOVERNO CONCEDE ALGUNS AEROPORTOS PARA RESOLVER FALHAS NA INFRAESTRUTURA. E A SOLUÇÃO?
Não somos a favor nem contra a privatização. Há aeroportos bem-sucedidos controlados pelo governo (como o de Cingapura) e outros bem-sucedidos controlados por consórcios privados. O ponto é que as receitas (de aeroportos privados) devem ser reguladas. No Brasil, foi pago um valor de outorga muito alto nos leilões. Como os investidores terão retorno? Podem cobrar tarifas maiores das aéreas, o que encarece as viagens. Tem de deve haver uma robusta estrutura de regulação no Brasil para manter as tarifas em um nível racional. E, até agora, não temos visto isso. Estamos preocupados.
NO BRASIL, O VENCEDOR É QUEM PAGA A MAIOR CIFRA, QUE VAI PARA A CONSTRUÇÃO DE AEROPORTOS REGIONAIS E SUBSÍDIOS ÀS AÉREAS QUE ATUARÃO NELES. ISSO É BOM?

Está claro nos princípios da Icao (órgão das Nações Unidas que fixa diretrizes para o setor de aviação e do qual o Brasil faz parte) que as aéreas devem pagar pelo uso dos aeroportos que usam, não para estimular aeroportos para outras usarem. Algumas companhias que atuarem nos aeroportos privados brasileiros terão de pagar taxas ao concessionário para que ele tenha o retorno do dinheiro investido. E esse dinheiro será usado para viabilizar a atuação de outras empresas em outros aeroportos. Isso não está certo.
 
(Fonte : Jornal O Globo)

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