O
Brasil está a poucos dias do primeiro dos grandes eventos esportivos que
colocarão à prova a capacidade do País de receber bem milhares de visitantes. À
Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, é considerada apenas um “teste”
para a Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho do ano que vem, porque
deverá atrair somente urna fração dos esperados 6oo mil turistas estrangeiros
no Mundial. Ainda assim, já há motivos para muita preocupação, porque o próprio
governo federal, tão afeito a malabarismos retóricos para negar a realidade,
acaba de admitir que é pequena a capacidade de investimento na infraestrutura
dos aeroportos e, por isso, suas reformas estão bastante atrasadas.
No caso do Galeão, por exemplo, foram gastos em dois anos somente cerca de 5% do que estava disponível, conforme informou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, no seminário “Desafios da Aviação Civil no Brasil”, promovido pela Câmara dos Deputados. Moreira Franco disse que há atrasos nas obras da maioria dos 23 aeroportos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento. São reformas que estão sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), porque os aeroportos em questão são todos administrados pelo Estado. Nessa lista estão aeroportos de cidades-sede da Copa de 2014,. um indicativo de que haver4i muita correria nos próximos meses para respeitar o cronograma.
No caso do Galeão, por exemplo, foram gastos em dois anos somente cerca de 5% do que estava disponível, conforme informou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, no seminário “Desafios da Aviação Civil no Brasil”, promovido pela Câmara dos Deputados. Moreira Franco disse que há atrasos nas obras da maioria dos 23 aeroportos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento. São reformas que estão sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), porque os aeroportos em questão são todos administrados pelo Estado. Nessa lista estão aeroportos de cidades-sede da Copa de 2014,. um indicativo de que haver4i muita correria nos próximos meses para respeitar o cronograma.
"Não
existe plano B, só plano A”, disse Moreira Franco. A Copa esta com o calendário
definido e todos os esforços precisam ser feitos para cumprir os prazos.”
Considerando-se que a escolha do Brasil para sediar a Copa foi feita em 2007 e
que o calendário da competição foi anunciado cm 2011, não é possível falar cm
surpresa ou cm imprevisto, mas apenas em incompetência.
Na
opinião de Moreira Franco, os problemas nas reformas dos aeroportos não se
devem à falta de recursos, mas a projetos “de baixa qualidade”. O ministro
responsabilizou diretamente o Tribunal de Contas da União TCU) pelo problema.
Segundo sua lógica. o TCU, ao barrar projetos que preveem custos considerados
muito altos, acaba obrigando o poder público a buscar alternativas mais
baratas, mas que não são, necessariamente, as melhores. “Temos de entender que gastar não é pecado. Se quisermos fazer um grande
projeto, temos de ter as melhores empresas de engenharia, os melhores
projetistas. Só se faz isso gastando", afirmou o ministro. Com isso,
Moreira Franco tenta convencer o País de que o problema é meramente técnico, e
não de gestão, e que basta gastar mais para ter resultados satisfatórios.
Trata-se de uma falácia.
O
trabalho do TCU é fiscalizar se o gasto previsto em determinada obra pública
corresponde ao projeto. Os engenheiros do tribunal — que, segundo Moreira
Franco, são mais bem remunerados que seus colegas que trabalham nas reformas dos
aeroportos — verificam se o edital foi respeitado, se houve aditivos
desnecessários e se há irregularidades. A ação do tribunal gera economia — no
caso das reformas e portos e aeroportos para a Copa, ela é da ordem de RS 400
milhões — porque simplesmente se evitou desperdício de dinheiro público, e não
porque o TCU tenha feito alguma pressão para que se optasse por serviços mais
em conta.
O
fato que o governo ja começa a procurar culpados por um eventual desastre na
Copa, e o TCU tem sido há tempos o vilão preferencial — quando era presidente,
Luiz Inácio Lula da Silva criticou diversas vezes o tribunal por paralisar
obras sob, suspeita e chegou a questionar sua credibilidade. Enquanto isso, o
governo petista, que vive de marketing, já começou a espalhar pelos aeroportos
os adesivos alusivos à sua campanha ufanista “A Pátria de Chuteiras", com
mensagens de boas-vindas aos turistas que virão para a Copa das Confederações.
Quem sabe se, com a simpatia brasileira patrocinada pelo Ministério do Turismo,
os visitantes esqueçam um pouco os dissabores que enfrentarão nos aeroportos.
(Fonte
: Jornal O Estado de São Paulo)
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