quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GOVERNO MIRA PROGRAMA DE FIDELIDADE


O governo quer avaliar o funcionamento dos programas de fidelidade, aqueles em que compras geram pontuações que podem ser trocados por produtos e serviços. Ontem, o Ministério da Justiça notificou 27 companhias de diversas áreas, para que apresentem esclarecimentos sobre o assunto. "A ideia é "mapear esse setor e avaliar as medidas que podemos tomar em relação aos problemas", afirmou Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
Segundo ele, recentemente houve um aumento na oferta desse tipo de programa e também do número de reclamações dos consumidores. Oliva diz que há relatos de dificuldade de resgates dos pontos e de mudanças nas regras estabelecidas e na rede de parceiros sem informação prévia ao consumidor.
Entre as empresas chamadas a dar informações estão os bancos Itaú, HSBC, Banco do Brasil, Santander; as aéreas Azul, Avianca, Gol e TAM; e os postos de combustíveis Petrobras, Ipiranga e Esso. A lista segue com Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Walmart, Marisa, Riachuelo, Magazine Luiza, Insinuante, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Saraiva, Livraria Leitura, Livraria Cultura, e as drogarias Pague Menos, Drogasil e Rosário. Além das administradoras de programas de fidelidade Multiplus e Dotz.
Essas companhias terão dez dias para prestar esclarecimentos sobre seus programas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

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