segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GALEÃO: VOOS AO EXTERIOR FICARÃO NO TERMINAL 2


Quem pretende viajar para o exterior a partir do dia 18, partindo do Galeão, pode enfrentar problemas devido ao início da transferência de empresas do terminal 1 para o terminal 2. A chamada “desinternacionalização” do terminal 1 prevê que todas as 11 empresas estrangeiras se mudem para o terminal 2 em até um ano. Como a mudança não será acompanhada de uma nova ampliação da área de embarque nem do número de posições de fingers (passarelas que conectam os aviões às salas de embarque), teme-se um congestionamento de passageiros e filas na imigração. As empresas aéreas se dizem apreensivas com a situação.
Na primeira fase, que começa no dia 18, às vésperas do Natal, serão transferidas as americanas Delta, Continental e American Airlines, além da angolana Taag. Juntas, vão acrescentar, na alta temporada, até 1.500 passageiros por dia ao terminal 2 em horário de pico, no cálculo das aéreas. Hoje, os dois terminais têm uma média de 7.200 passageiros em horários de pico, de acordo com a Infraero, estatal que administra o Galeão e outros 63 aeroportos.
Outro problema apontado pelas companhias é que, num primeiro momento, os clientes ficarão sem sala VIP. Hoje, há apenas uma sala em operação no terminal 1, da Gol. Outras duas serão abertas só no ano que vem. Os passageiros de voos internacionais com conexões domésticas terão ainda o inconveniente de ter que mudar de terminal para seguir viagem, a não ser que voem pela TAM, que será mantida no terminal 2 ao lado das estrangeiras.
Quando a reforma do terminal 2 estiver concluída, no fim de 2013, terão migrado para lá outras sete estrangeiras, entre elas Aerolíneas Argentinas. Considerando as aéreas internacionais que já operam no terminal 2 e as que serão deslocadas, serão 16 no total. No terminal 1, ficarão Gol, Avianca e Azul.

INFRAERO: RESPALDO EM ESTUDOS

Segundo fontes, a desinternacionalização do terminal 1 ocorre devido a uma pressão da Receita Federal, que prefere concentrar seu pessoal em apenas um espaço físico. O superintendente regional da Infraero para o Rio, Abibe Ferreira, diz que a decisão é baseada em estudos da estatal e ressalta que o tráfego internacional representa 30% do fluxo total de passageiros do Galeão.
— Nos horários de pico, os passageiros internacionais são 15% do total. É perfeitamente compatível concentrar os voos internacionais no terminal 2.
A Infraero informou que a sala de embarque do terminal 2 foi ampliada e que o número de guichês da Polícia Federal vai subir de oito para 18, para evitar filas na imigração. Haverá audiência pública no Congresso na terça-feira.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, visitou as obras do Galeão. Ele disse que a tendência é que a fatia da Infraero nas novas concessões de aeroportos deverá ser mantida em 49%

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário