terça-feira, 9 de outubro de 2012

SELO VERDE VISA TURISMO MAIS ECOLÓGICO


Dos 91 municípios inscritos para etapa da certificação do Programa Selo Verde, apenas 36 atenderam as exigências de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e foram pré-selecionados. A análise foi realizada na primeira semana de outubro, pelo Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente – (Conpam), através do comitê gestor do Programa. A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: a de Gestão ambiental (IGA) e de Desempenho ambiental (IDA) e índice de Mobilização ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade ambiental (ISA).
Para o turismo, a iniciativa do Programa Selo Verde é de extrema importância, uma vez que prevê um turismo mais sustentável e ecológico. O objetivo é conciliar os interesses sociais e econômicos com os ambientais, garantindo eficiência e eficácia à sua produção. Concebido em 2009, o selo verde para ambientes digitais atua enquanto mobilizador de ações para desenvolvimento de ferramentas no intuito de contribuir com organizações sociais, órgãos governamentais e empresas privadas na busca da sustentabilidade nos projetos, proporcionando um selo de qualificação que assegure ao investidor e usuário a qualidade e excelência nas atividades relacionadas às responsabilidades sociais, econômicas, ambientais e políticas.
De acordo com o orientador da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais do Conpam, João Davi Façanha de Sousa, 55 municípios foram desclassificados por não apresentarem as documentações exigidas. Se algum município se sentir prejudicado, pode protocolar pedido de revisão, num prazo de 30 dias.
Esse ano, conforme detalhou a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias, os municípios foram divididos por macrorregião e receberão a visita de técnicos os que obtiveram melhor pontuação: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Sobral, Croatá, Ibiapina, General Sampaio, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Barreira, Pacoti, Fortaleza, Beberibe, Morada Nova, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Crato, Missão Velha, Juazeiro, Iguatu, Acopiara e Brejo Santo. As averiguações acontecerão de 15 de outubro a 14 de novembro.
Os 36 municípios pré-selecionados foram: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre (Categoria C).

(Fonte : Jornal de Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário