segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TURISMO FERROVIÁRIO EM DEBATE


Durante a reunião do Grupo Técnico Ferroviário realizada nesta ultima quarta-feira (29) no Ministério do Turismo, representantes de diversas entidades do poder público apresentaram e discutiram sugestões para promover os trens turísticos do setor ferroviário no país.
No encontro, quatro assuntos tiveram destaque pelos membros do GT. Entre eles, a difusão dos projetos já apresentados ao MTur; a finalização do edital de chamamento público pela pasta para novos projetos de trens turísticos com previsão de publicação em setembro deste ano e a criação do cronograma de atividades com metas do grupo.
Para o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT), Ítalo Mendes, os trens turísticos são a grande oportunidade de resgatar a história do transporte ferroviário no Brasil e surgem como um catalizador do desenvolvimento cultural dos destinos brasileiros. “O GT é importante porque conseguimos colocar todos os órgãos responsáveis pelo tema juntos para decidir o que deve ser feito de forma organizada”, disse.
A partir de agora, as reuniões do GT Ferroviário serão realizadas mensalmente. Assim, o grupo poderá trabalhar as demandas com mais agilidade e conhecimento do que está sendo feito em cada uma das áreas.
Também estiveram presentes na reunião do GT, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da Prefeitura de Vitória (ES), do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), Ministério dos Transportes, Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Inventariança da Extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (Refesa) e da Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC).

(Fonte : MTur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário