segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TURISMO DE LUXO EM ALTO MAR


Ter piscina exclusiva, mordomo 24 horas a sua disposição, restaurante VIP comandado por um chef francês premiado com três estrelas no Guia Michelin, traslados de helicóptero e muitas outras regalias eram, até agora, serviços oferecidos apenas por hotéis de luxo. Eram. A companhia italiana MSC Cruzeiros projetou um transatlântico, o MSC Fantasia, com 71 suítes que oferecem tudo isso e mais um pouco, sem perder a capacidade de acomodar até quatro mil pessoas – nos andares de baixo, é claro – de uma só vez. O meganavio estará em águas brasileiras no final de novembro para a temporada de verão. “É o início de uma revolução no mercado mundial de viagens marítimas”, afirma Adrian Ursilli, diretor da companhia no Brasil.
“Conseguimos unir o melhor dos dois mundos: a grandiosidade de um cruzeiro e a exclusividade de um iate, em um só navio.” A área exclusiva na embarcação, de fato, lembra um iate em vários detalhes, a começar pelo nome: MSC Yacht Club. O espaço, desenhado por designers franceses em parceria com o renomado escritório italiano de De Jorio Design International, funciona como a cobertura do navio, em posição privilegiada na proa. Os quartos oferecem decoração e mimos semelhantes aos de hotéis, como hidromassagem privativa, banheiro spa decorado com mármore e solarium, além de lençóis de algodão egípcio, roupões e pantufas de luxo feitos sob medida e menu de travesseiros e colchões.
“O setor de cruzeiros, já saturado em uma Europa em crise, está aprimorando seus serviços em novos mercados, como o Brasil, e vencendo a resistência dos clientes que não abrem mão do requinte”, diz o italiano Giano Ferrara, consultor de mercado de turismo de luxo. O acesso exclusivo pela recepção com concierge possui uma extensa escadaria de cristais Swarovski, lounge panorâmico, área de lazer e um complexo luxuoso de piscinas, totalmente isolado. “A proposta de oferecer hospedagem de luxo em alto-mar é inédita no Brasil e algo ainda muito novo na Europa”, afirma Ursilli. O conceito do MSC Yacth Club, definido como “um navio dentro do navio”, não vai contornar a costa brasileira por acaso.
A guinada de luxo da MSC Cruzeiros, a líder no País, tende a aquecer a concorrência no mercado local, disputado nó a nó por gigantes como Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, Ibero e Pulmantur. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, 20 transatlânticos contornaram o litoral do País e transportaram 793 mil pessoas no ano passado. Em 2005, a indústria de cruzeiros era bem menor, com apenas seis navios, que transportaram 139 mil passageiros. “Estamos crescendo de maneira impressionante e poderemos acelerar ainda mais essa expansão com a melhoria da infraestrutura portuária do Brasil, que ainda não possui áreas apropriadas para transatlânticos que estão a caminho”, diz o diretor da MSC. Os navios são, realmente, gigantescos. O MSC Fantasia será o maior de toda as embarcações de cruzeiros que já atracaram no litoral brasileiro.
Com 333,3 metros de comprimento e 66,8 metros de altura, a embarcação oferece mais de 25 mil metros quadrados de áreas comuns, incluindo cinco piscinas, uma com teto retrátil, 12 jacuzzis, 25 elevadores e teatro para mais de 1,5 mil pessoas. A estrutura gastronômica é proporcionalmente colossal. Os 20 bares oferecem culinária mexicana, francesa e italiana, além de ambientes temáticos como o Sports Bar, Jazz Bar, Casino Bar e também lounges, discoteca, squash, quadra poliesportiva, pista de jogging, cinema 4D, simulador de Fórmula 1, entre muitas outras atrações. Quem sabe essa nova proposta de luxo consiga ajudar a melhorar a imagem de um setor marcado pela recente tragédia com o Costa Concórdia, no litoral da Itália, e, assim, atrair um público mais exigente

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / imagem divulgação)

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