quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CUMBICA TERÁ HOTEL, SHOPPING E MONOTRILHO ENTRE OS TERMINAIS


O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.
O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de ser estar pronto até a Copa-2014.
A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.
O novo terminal será só para os voos internacionais.
A principal mudança em relação aos terminais 1 e 2 é que as lojas e o hotel ficarão depois da imigração -ou seja, só passageiros terão acesso; quem levar os parentes para se despedir, não.
O conceito é comum no exterior. O modelo para o terminal 3 é o de uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais.
O hotel será destinado aos passageiros em conexão. A operadora não está definida. O terminal de ônibus, uma espécie de rodoviária, servirá a linhas municipais e ao turismo, diz a concessionária.
A inspiração para o projeto sairá de aeroportos como Changi (Cingapura), entre os mais modernos do mundo.
A proposta é que o terminal 3 seja automatizado e que o passageiro faça check-in e despache a bagagem sem ir ao balcão. Poderá fazer a partir do estacionamento, segundo a concessionária, por meio de uma esteira. Outra esteira, de cerca de 500 metros, conectará os passageiros do terminal 3 aos terminais 1 e 2.

MONOTRILHO

O investimento até 2014 será de R$ 2 bilhões. Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) - haverá uma parada no local; o trem da CPTM está previsto para 2014.

AEROPORTO AMPLIARÁ ESTACIONAMENTO E IRÁ BARRAR PEDINTES

Os terminais 1 e 2 receberão um banho de loja dentro de três meses, segundo a concessionária de Cumbica, que irá administrar o aeroporto nos próximos 20 anos.
Pelos planos, em 2013 as vagas de estacionamento triplicarão. Entre os investimentos estão ampliar as posições de aparelhos de Raios-X, colocar iluminação de LED e substituir as placas de sinalização brancas com fundo preto, de difícil leitura, por amarelas com fundo preto, padrão internacional.
Atualmente há cerca de 5.000 vagas de estacionamento no aeroporto. A idéia é ampliá-lo para 15 mil até agosto de 2013, por meio, por exemplo, da construção de um edifício garagem de sete pisos em frente ao terminal 3.
Assim que o terminal 3 for concluído, a distribuição de voos mudará. O terminal 1, hoje misto, será apenas de voos domésticos. O 2, também misto atualmente, será só para voos internacionais.
O terminal 4, da Webjet, ficará com a companhia e para grande eventos. O local está subutilizado desde a abertura, em fevereiro deste ano.
As lojas também mudarão, com prioridade para opções de alimentação. A idéia, diz o presidente Antonio Miguel Marques, é que os terminais 1 e 2 -que já existem- sejam como o "shopping metrô Santa Cruz. O novo terminal 3, como o "Cidade Jardim".

PEDINTE, NÃO

A segurança será reforçada no estacionamento e nos saguões. Pedintes e vendedores ambulantes não poderão entrar, diz o presidente.
"A idéia é proibir a entrada." Questionado se a medida não é polêmica, Marques disse: "O usuário quer isso, tranquilidade dentro do terminal".

(Fonte & imagem : Jornal Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário