O forte nevoeiro que atingiu a cidade de São
Paulo ontem parou o aeroporto de Congonhas, afetou passageiros e mobilizou o
Procon.
Segundo meteorologistas, novos nevoeiros
podem voltar a ocorrer hoje e amanhã.
Em Congonhas, até o início da noite de ontem,
123 voos tiveram atraso de mais de meia hora -67,6% do total. Além disso, 43
voos, quase um quarto dos previstos, foram cancelados.
De manhã, o aeroporto ficou fechado para
pousos por quase quatro horas. Foram desviadas 14 aeronaves.
No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, pousos
e decolagens ocorriam com auxílio de instrumentos. Até as 18h, 17,7% dos voos
domésticos e 11,5% dos internacionais haviam tido atraso.
O Procon de São Paulo fez uma fiscalização no
aeroporto de Congonhas, das 8h às 12h. Segundo o órgão, Gol e TAM -as duas
empresas que operavam no horário- não prestaram atendimento adequado aos
passageiros.
REGRAS
Segundo a norma vigente, mesmo por causa do
mau tempo as empresas precisam dar informação sobre os motivos do atraso.
Quando o atraso extrapolar uma hora, as
empresas aéreas devem também oferecer telefone e internet para os passageiros.
Se passar de duas horas, devem fornecer
alimentação. Com mais de quatro horas ou em caso de cancelamento, devem pagar o
transporte do passageiro até sua casa ou hospedá-lo em um hotel.
NOTIFICAÇÃO
As duas empresas foram notificadas e têm até
amanhã para responder. Se as infrações forem confirmadas, elas podem ser
multadas em até R$ 6 milhões.
As empresas Gol e TAM disseram que se manifestarão
dentro do prazo estipulado pelo Procon.
Direitos dos passageiros
ATRASO DE 1 HORA
Telefone e internet
ATRASO DE 2 HORAS
Alimentação
ATRASO DE 4 HORAS
Acomodação ou hospedagem; caso o passageiro
esteja na cidade onde mora, poderá receber apenas o transporte de ida para casa
e volta para o aeroporto
CANCELAMENTO OU MAIS DE 4 HORAS DE ATRASO
Reembolso, recolocação em outro voo ou
remarcação da viagem
(Fonte : Jornal Folha de S.
Paulo / imagem divulgação)
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