segunda-feira, 25 de junho de 2012

REGIÃO DE JAÚ É UMA DAS MAIS PROPÍCIAS PARA ENERGIA EÓLICA



A região de Jaú é uma das mais propícias no Estado de São Paulo para parques eólicos, segundo dados preliminares de levantamento encomendado pelo governo.
Outra região com potencial para gerar energia é a da cidade de São Roque. Uma terceira possibilidade seria a do planalto depois da Serra do Mar.
O secretário estadual de Energia, José Aníbal, reuniu-se na semana passada com os responsáveis pela elaboração do Atlas Eólico.
O estudo mostrará o potencial da energia gerada a partir de ventos no Estado. "Foram apresentadas apenas as informações preliminares", ressalva Aníbal.
Mas já há indícios de que essas três regiões, das sete que estão em análise, são as mais adequadas.
Há um ano e meio, iniciou-se a coleta de dados. O levantamento foi agora enviado para um laboratório dos EUA, que usa um programa computacional dinamarquês desenvolvido especialmente para projetos de energia eólica.
Com ele, será possível ter dados estatísticos sobre o vento, calcular suas características e a produção de energia de uma ou mais turbinas eólicas localizadas na região.
O estudo deve mostrar que o fator de capacidade bruto do Estado é de cerca de 35%, semelhante ao de alguns países europeus. Estados do Nordeste têm capacidade que pode superar 50%.
"Naturalmente, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo não terão a mesma capacidade de geração dos Estados das regiões Sul e Nordeste", diz a presidente da Abeeólica (associação do setor), Elbia Melo.
"O fator de capacidade será menor, mas os parques podem ser viáveis economicamente", acrescenta Melo.
O estudo final deve ficar pronto em 60 dias.

NÚMEROS

50% é o fator de capacidade bruto de alguns Estados do Nordeste, que já têm parques de energia eólica instalados
35% é o fator de capacidade estimado para o Estado de São Paulo
7 regiões são analisadas para gerar energia eólica
3 dessas regiões já aparecem como tendo maior potencial, entre elas a da cidade de Jaú

(Fonte : Col. Mercado Aberto / Jornal Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário