quarta-feira, 2 de maio de 2012

ONU FIRMA ACORDO PARA COMBATER O TRÁFICO HUMANO NO SETOR DO TURISMO


Duas agências das Nações Unidas formalizaram um acordo para combater o tráfico humano no setor de turismo. A cooperação foi firmada pela Organização Mundial do Turismo, OMT, e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc. A assinatura do documento ocorreu em Viena, durante a reunião anual da Comissão da Prevenção ao Crime e da Justiça Criminal, que termina nesta sexta-feira.
Segundo o Unodc, somente em 2012, 1 bilhão de pessoas deverão viajar ao exterior. O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, disse que, embora a expansão do setor turístico gere crescimento econômico, a infraestutura do turismo pode, às vezes, ser usada por traficantes.
Segundo a OMT, as vítimas do tráfico são em geral mulheres e crianças, que acabam sendo exploradas sexualmente. Outras pessoas traficadas são obrigadas a trabalhar em serviços de cozinha e faxina, ou a pedir dinheiro nas ruas.
O diretor-executivo do Unodc, Yury Fedotov, afirmou que o setor turístico "pode e deve ter um papel vital na prevenção do tráfico humano". Ele disse que já existe um código de conduta para companhias de turismo, e leis que permitem o julgamento, no país de origem, de turistas que abusam sexualmente dos menores. (ONU/ED)

(Fonte : Radio Vaticano, em NY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário