quarta-feira, 2 de maio de 2012

ESTUDO MAPEIA ATIVIDADES TURÍSTICAS EM SÃO PAULO


A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos), por meio de seu núcleo de estudos e pesquisas - o Observatório do Turismo -, deu início a uma série de levantamentos sobre o fluxo turístico doméstico e internacional nos principais portões de entrada da cidade.
O primeiro aconteceu no fim do ano passado, no aeroporto internacional de Guarulhos, quando pesquisadores aplicaram mais de 5 mil questionários nas áreas de embarque e desembarque. O resultado foi divulgado este mês.
"Essa é uma das maiores pesquisas que já fizemos. Nosso objetivo é realizar um estudo aprofundado para dimensionar a demanda e verificar as tendências. Os resultados vão pautar nossas ações e possibilitarão que atuemos estrategicamente", afirmou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
Segundo ele, os próximos levantamentos devem acontecer no aeroporto de Congonhas e no terminal rodoviário do Tietê. "Depois faremos um cruzamento de todos os dados e teremos um retrato bastante fiel da demanda turística em São Paulo, e não apenas recortes por segmento", completou.
Entre os destaques da pesquisa realizada em Guarulhos, surpreendeu a grande incidência de turistas vindos do Nordeste, em especial do Estado da Bahia. Já entre os internacionais, permaneceram no topo da lista os estrangeiros provenientes dos Estados Unidos e Argentina, mas Itália, Alemanha e Inglaterra vêm logo na sequência, superando, inclusive, outros destinos da América do Sul, como o Chile.
Negócios e trabalho continuam na liderança entre os motivos que trazem visitantes a São Paulo (mais de 40%), porém ao verificar a motivação secundária, lazer e turismo aparecem em primeiro lugar. Ou seja, em boa medida, os empresários e homens de negócios também estão aproveitando a viagem para conhecer as atrações de São Paulo.
A gastronomia, os atrativos culturais e as opções de compras são os itens que mais agradam os turistas e foram avaliados como ótimos ou bons para mais de 80% das pessoas entrevistadas.
Outro resultado interessante foi obtido com relação à propensão de retorno a São Paulo para os jogos da Copa do Mundo em 2014: 44,2% dos turistas brasileiros e nada menos do que 91,8% dos estrangeiros responderam que pretendem voltar.
"Mesmo com a crise internacional e a valorização do real, motivos que poderiam ter afugentado boa parte dos turistas, sobretudo os internacionais, continuamos com bons índices de ocupação nos meios de hospedagem da capital paulista", disse Rehder.

(Fonte : Folha Uol / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário