quinta-feira, 31 de maio de 2012

COMIDA DI BUTECO ESTREIA EM SÃO PAULO COM 50 BARES NO CIRCUITO


O primeiro e maior concurso de gastronomia de botecos do Brasil estreia em São Paulo em 2012 com 50 bares no circuito
De 1º de junho a 1º de julho, o público poderá percorrer as casas selecionadas para representar o cenário da culinária de raiz na capital paulista. Além de experimentar e comparar os tira-gostos concorrentes, os botequeiros são convidados a votar e, junto com o júri oficial, eleger o Melhor Boteco do ano.
A escolha dos botecos foi feita pela organização do concurso, representada pelo gastrônomo Eduardo Maya. Depois de uma pesquisa de campo que resultou em mais de 200 visitas, foram convidados dez bares de cada região da capital (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). A seleção oficial inclui representantes com influências gastronômicas de diferentes países e regiões brasileiras, como italianos, japoneses, alemães, portugueses, nordestinos, mineiros, entre outros.
De acordo com Eduardo Maya, idealizador do Comida di Buteco, a escolha dos bares foi um processo trabalhoso, mas gratificante. “Foi difícil, mas fizemos um trabalho de guerra. São Paulo é uma colcha de retalhos gastronômica. Nossa pesquisa foi muito rica e mostra como o paulistano encara os botecos. Tem ‘botecão’ simples e tradicional, tem bar arrumadinho e todo tipo de influência cultural. Fizemos questão de respeitar essa diversidade”, explica.
Critérios

Os bares participantes do Comida di Buteco são avaliados em vários quesitos. Qualidade do cardápio, atendimento, temperatura da bebida e higiene do local são levados em conta. Mas um dos critérios mais emblemáticos do Comida di Buteco é o envolvimento direto do proprietário no negócio. “Nós buscamos botecos com alma”, resume Maya. Estabelecimentos que não se encaixam nesse perfil não participam.

Dinâmica

Em 2012, o Comida di Buteco foi realizado em duas etapas. As 15 cidades que já faziam parte do circuito nacional deram partida no concurso em 13 de abril: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG).
Em São Paulo (SP), na sua primeira edição, o Comida di Buteco acontece em data especial: de 1º de junho a 1º de julho. Outra particularidade em relação à metrópole é que os bares não precisaram criar um tira-gosto inédito, como acontece nos outros locais. Alguns escolheram petiscos que fazem sucesso entre a clientela, outros optaram por desenvolver receitas novas.
Para eleger os melhores botecos paulistanos, o público e um corpo de 50 jurados percorrem os concorrentes e avaliam com notas de 0 a 10 o tira-gosto, a higiene do local, o atendimento e a temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.

Premiação

Em São Paulo, os vencedores serão anunciados na Festa da Premiação, evento fechado para convidados e imprensa no Mercado Municipal previsto para meados de julho. A apuração dos votos ficará sob responsabilidade da Vox Populi.
Todos os botecos recebem um registro de participação no concurso e os cinco primeiros colocados são premiados com troféus, além do título de melhor boteco da cidade. Os dez últimos da lista são desclassificados e ficam de fora da edição seguinte, para permitir uma rotatividade entre os participantes.
Além da premiação oficial, os donos dos bares com melhor classificação concorrem a prêmios oferecidos pelos patrocinadores do Comida di Buteco. A marca Hellmann’s premia três concorrentes que utilizarem maionese espontaneamente em seus petiscos e se classificarem entre os melhores do ranking. Os vencedores recebem a quantia de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A Pepsico, fabricante do Doritos, premia com R$ 5 mil o vencedor do Desafio Doritos, uma eleição paralela de um segundo tira-gosto que precisa ter o salgadinho na receita. A adesão dos botecos ao Desafio é espontânea e a escolha do melhor petisco é feita pelo júri do Comida di Buteco.
A primeira edição do Comida di Buteco em São Paulo conta com o patrocínio da Hellmann’s, Pepsico, Orloff e Azeite Gallo; promoção da Globo São Paulo; apoio do Sebrae-SP, Divirta-se/Estado de S. Paulo, Estácio, São Geraldo/Gontijo, Philip Morris e Abrasel; Apuração: Vox Populi.

Histórico

O Comida di Buteco foi criado em Belo Horizonte no ano 2000. Desde então, tem se destacado pela valorização da culinária de raiz, capacidade de atrair turistas de vários lugares do país e exterior, além de geração de empregos e fomento à sustentabilidade dos estabelecimentos que participam do concurso. Em 2011, o evento atraiu um público total de 2,3 milhões de pessoas, sendo pelo menos 27 mil turistas. Os 329 botecos participantes venderam mais de 260 mil tira-gostos concorrentes e contabilizaram mais de 320 mil votos. Com a entrada da maior cidade brasileira no circuito este ano, a expectativa é que as estatísticas cresçam significativamente.

Comida di Buteco São Paulo 2012, de 1º de junho a 1º de julho
Informações : www.comidadibuteco.com.br

(Fonte : Portal Fator Brasil)

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