terça-feira, 24 de abril de 2012

FRANÇA E EUA SÃO DOIS LÍDERES DO SETOR DE TURISMO



Poucos planejam uma viagem de turismo ao Afeganistão, arrasado por guerras, guerrilhas e atentados. Mas o que faz um destino atrair mais turistas que outros?
A Folha perguntou isso a dois especialistas. Para Jean-Philippe Pérol, diretor para as Américas do Atout France (br.franceguide.com ), órgão oficial do turismo francês, o primordial é ter atrativos, mas segurança e organização pesam. "Segurança, níveis de higiene no preparo da comida, respeito ao ambiente, organização, tudo isso influencia", afirma Pérol.
"Há desastres naturais sobre os quais não há o que fazer, mas muitas vezes há desrespeito ao ambiente. Se um vulcão entra em erupção e atrapalha voos, não há o que fazer. Mas, se houver um hotel no pé do vulcão e morrer gente, a culpa é de quem o colocou ali", afirma.
Líder mundial no receptivo turístico, a França atraiu 80 milhões visitantes estrangeiros em 2011, com crescimento de 20% de brasileiros e de 30% de chineses, segundo Pérol.
Para Luiz de Moura Jr., vice-presidente para a América Latina da U.S. Travel Association (www.ustravel.org ), os EUA atraem turistas com "diversidade, estrutura, entretenimento e compras, com preços excepcionais se comparados a outros destinos".
Os EUA receberam 1.508.279 brasileiros no ano passado, e os gastos desses turistas totalizaram US$ 8,4 bilhões. No ano anterior, 2010, 1.197.866 brasileiros foram aos EUA e gastaram US$ 5,8 bilhões.
Moura Jr. afirma que, no caso de brasileiros indo aos EUA, a dificuldade é o visto. "Esperamos que o Brasil seja logo incluído no programa Visa Waiver [que dispensa vistos de entrada]. Isso facilitaria as viagens", conclui ele.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário