quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CADE PARALISA COMPRA DA WEBJET PELA GOL E FREIA FUSÃO DE SERVIÇO


Gol terá que manter aeronaves da Webjet separadamente, sem ocupar horários e espaços da companhia menor

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) congelou ontem a compra da Webjet pela Gol até o julgamento definitivo da operação, que não tem data para ocorrer.
O órgão entende que o negócio é complexo e deve ser analisado profundamente. Assim, manter as operações das duas companhias separadas é a única forma de garantir que, caso seja essa a decisão final, a fusão possa ser revertida.
Pelo acordo firmado com o Cade, Gol e Webjet poderão compartilhar seus voos, o que significa que um passageiro pode comprar um bilhete da Gol e viajar em um avião da Webjet (e vice-versa).
Foi permitido realocar algumas rotas, mas a maioria delas terá que ser mantida exatamente como são hoje.
A Gol, porém, terá que manter operando separadamente as aeronaves da Webjet e não poderá pousar seus aviões em horários e espaços designados para a companhia (os chamados slots).
O Cade cogitou permitir também o compartilhamento desses ativos, mas decidiu fazer um congelamento quase completo da operação.
A Gol terá que manter os investimentos em publicidade da Webjet. Na data do julgamento final, a companhia terá que ter o mesmo "tamanho" em relação à Gol, ou seja, se essa crescer, a Webjet também terá que aumentar participação de mercado.
Procurada, a Gol não comentou a decisão. A Webjet disse que "cumprirá rigorosamente os termos estabelecidos no acordo".

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário