segunda-feira, 27 de junho de 2011

USAR CELULAR DENTRO DO AVIÃO CUSTA ATÉ 42 VEZES MAIS


TAM é primeira empresa a permitir ligação de dentro da aeronave, mas preço não compensa

Por favor, senhores, mantenham seus celulares desligados. A famosa mensagem dada dentro da cabine antes de um avião levantar voo pode ficar no passado. Isso porque a companhia TAM vai passar a operar a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro com aeronaves equipadas com um sistema que permite o uso dos telefones a bordo sem risco à segurança dos passageiros. Mas o preço dessa comodidade pode ser até 42 vezes maior do que se a ligação fosse feita em terra.
O preço do minuto para quem liga de dentro do avião pode variar de R$ 6,80 a R$ 9,35, dependendo da operadora. Quem decide ligar antes de embarcar ou depois de chegar ao destino paga R$ 0,22 por minuto, segundo números da consultoria de telecomunicações Teleco. Isso significa que a ligação pode ser de 30 a 42 vezes mais cara lá em cima.
E a facada não é só para quem quer falar. Quem manda SMS (mensagem de texto) paga de R$ 0,79 até R$ 2,13 só para disparar o torpedinho. Se fosse enviado do saguão do aeroporto, sairia por R$ 0,39, no máximo, segundo a consultoria.
As operadoras de celular dizem que os preços altos têm uma explicação: enquanto as tarifas de terra são cobradas considerando preços de ligações locais ou em roaming nacional, as de dentro do avião serão tarifadas em roaming internacional. Isso significa que o preço varia conforme o dólar.
Os valores usados como exemplo nesta reportagem seguem a conversão feita pela própria TAM em outubro do ano passado, quando o dólar valia R$ 1,69.
Mas que raios é roaming?  Quando você liga de São Paulo para um amigo na mesma cidade, ambos estão na área do mesmo código de DDD (Discagem Direta à Distância) – 11, nesse caso. Se você vai para o Rio de Janeiro, passa para a área do DDD 21. Assim, seu celular entra em roaming, já que você não está na sua casa. Se fizer uma ligação para o Rio, conta como local, mas se ligar para SP, entrará no valor do interurbano.
Esse preço maior é pago porque a operadora passa a utilizar a estrutura de transmissão de uma outra empresa – e paga mais por isso. A TIM explica que já oferece o serviço em várias viagens no exterior e que ele chegou ao Brasil no final de outubro.
- O serviço a bordo de aeronaves é roaming internacional. Ele exige uma série de interconexões de operadoras para ser oferecido. Fazendo a chamada ou recebendo, a tarifa vai ser alta. No caso de aviões, é uma conexão via satélite, que custa US$ 8,99 por minuto.
Só para comparação dos preços desses diferentes tipos de chamadas, o minuto médio da operadora sai por R$ 0,25 para o pré-pago, o roaming nacional sai por R$ 1,49 pela chamada feita fora do Estado do cliente e o internacional vale R$ 6,90 para quem liga.
Ao contrário do que ocorre com chamadas locais, quem recebe ligações de aparelhos em roaming também paga. A Claro explica que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou o serviço para a ponte aérea aqui no Brasil, logo as operadoras devem passar a oferecer promoções e preços mais em conta.

Telefone a bordo

A TAM opera aviões com a tecnologia desde outubro, mas a primeira rota totalmente nacional a receber o sistema é a ponte aérea que liga Congonhas (SP) ao Santos Dumont (RJ). A empresa diz que, até o final do ano, a tecnologia “chegará à maior parte dos 48 destinos no Brasil”.
O mecanismo permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Os aparelhos passam a captar sinal assim que a aeronave atinge 4.000 metros de altura. Os usuários de smartphones também podem acessar e-mails e navegar na internet. O uso é cobrado diretamente pela operadora, na conta de telefone do passageiro.
- O sistema garante total segurança, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Em caso de necessidade, ele pode ser desligado a qualquer momento.
A empresa diz que somente durante as decolagens e pousos os passageiros são orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O resto do tempo eles poderão ficar ligar. Mas vai do cliente decidir se paga o alto preço da comodidade ou se fica sem ligar por pelo menos 45 minutos, que é o tempo da viagem entre Rio e SP.

(Fonte : Portal R7 / imagem divulgação)

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