segunda-feira, 18 de abril de 2011

NOVA PESQUISA ITM SUGERE QUE VIAGENS AÉREAS VÃO ENCARECER MAIS DE 10%




O ITM - Institute of Travel and Meetings, associação britânica e irlandesa de business travel, anunciou os resultados da última pesquisa produzida em parceria com a Argate, sobre o que se chama “custos adicionais de companhias aéreas e estratégias de receitas”. Tendo como amostra os compradores membros do ITM, representando gastos de viagens superiores a £ 34 bilhões anuais, o estudo apresenta as percepções dos buyers em relação às estratégias das companhias aéreas de aumentar os itens de serviços adicionais ou complementares às tarifas e repassá-los aos custos de distribuição. No relatório se encontram dados que sugerem que os buyers compreendem a racionalidade que há por trás das estratégias das companhias aéreas e reconhecem a necessidade da indústria em desafiar os modelos de negócios para criar um setor mais sustentável. Mas os compradores estão lutando com os dados e as políticas para administrar o impacto do desenvolvimento das estratégias das companhias aéreas. A pesquisa derruba o mito de que as estratégias das empresas aéreas que visam o viajante de lazer não têm impacto no setor de viagens de negócios. Os participantes da pesquisa responderam que, em média, apenas 29% de suas transações aéreas representam tarifas totalmente flexíveis (sem restrições). Isso significa que os custos adicionais de marcação de assentos, despacho de bagagens e outros, estão incorrendo nas companhias em mais de dois terços das compras aéreas. A pesquisa também revela, pela primeira vez, uma estimativa do impacto direto e indireto dos elementos individuais das companhias aéreas nos custos das viagens corporativas. Os compradores de viagens disseram que, em média, eles estimam que o impacto de curto e médio prazo nos custos aéreos totais representa um aumento de 10,4%, com elementos especificados da seguinte forma:



• O repasse dos custos de processamento de cartão de crédito pelas companhias aéreas = 1,8%;



• O repasse dos custos de distribuição das companhias aéreas = 1,74%;



• Os custos de serviços adicionais, complementares ou fragmentados = 2,1%;



• Aumentos em sobretaxas de combustível = 3,31%



• A adição de fees de liquidação das faturas pelas TMC’s = 1,44%



A vasta maioria dos buyers (77%) reconhece que uma combinação de fatores criou o ambiente propício para as estratégias de descarregamento ou transferência de custos pelas companhias aéreas: a chegada das low-cost e no-frill nos anos 90, o forte aperto dos compradores sobre os custos de viagens, a recessão econômica e a super oferta de inventário aéreo e crescente concorrência na indústria. A pesquisa também concluiu que 92% dos compradores da associação estão preocupados com esses assuntos podem se exacerbar se outras companhias aéreas seguirem estratégia direct-connect similar à da American Airlines. Neste ponto, Colin Goldney, diretor geral da Argate disse que “mais de dois terços dos buyers acreditam que essas estratégias de direct connect vão levar ao aumento de custos”.



(Fonte : Business Travel Magazine)

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