terça-feira, 26 de abril de 2011

EUA TÊM NOVA LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS PASSAGEIROS DE EMPRESAS AÉREAS



Na última quarta-feira o US Department of Transportation (DOT) divulgou nova legislação baixada com o objetivo de “fortalecer a proteção aos passageiros”, inclusive estendendo às companhias estrangeiras as normas que regem os atrasos de decolagem, quando os passageiros já estão embarcados e a aeronave fora dos fingers, válidas até agora apenas para as companhias aéreas domésticas. As novas regras devem entrar em vigor no final de agosto.
A nova legislação também aumenta as compensações pelo “não embarque involuntário” de passageiros (overbooking e outros), de US$ 400/US$ 800 para US$650/US$ 1,300 e estabelece critério para a atualização dessas compensações pela inflação. Ela também determina o reembolso dos fees de bagagens, se estas forem perdidas ou sofrerem atraso na entrega, proíbe o aumento de preços (como sobretaxa de combustível) depois da compra do bilhete e estabelece novas exigências para anunciar tarifas online. Fica permitido ao cliente a manutenção de sua reserva, pelo valor cotado e sem pagamento, ou cancelar essa reserva sem penalidade, por pelo menos 24 horas depois que a reserva é feita.
“Os passageiros de companhias aéreas têm o direito de ser tratados de forma justa”, disse Ray LaHood, secretário do DOT. “Se a companhia aérea perde sua bagagem ou não permite seu embarque em um voo porque ele está sobrevendido, você deve ser reembolsado”. Em uma especial concessão às companhias estrangeiras - mas em detrimento dos passageiros -, os voos internacionais deverão retornar ao portão em 4 horas, uma hora a mais permitida aos voos domésticos, quando os passageiros estiverem na aeronave e fora do finger aguardando a decolagem (tarmac delay).

(Fonte : Business Travel Magazine)

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