terça-feira, 26 de abril de 2011

COPA DEVE CRIAR MAIS DE 700 MIL EMPREGOS NA ÁREA DE TURISMO



Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016: eventos internacionais que têm em comum a capacidade de ampliar o potencial turístico do país e do Rio. De acordo com informações do governo federal, até 2014, serão gerados 332 mil empregos permanentes e 381 mil temporários, em todo o país. Desse total, 92% no setor hoteleiro e o restante em bares e restaurantes.
Segundo a gerente de Turismo e Hotelaria do Senac Rio, Andréa Tacoshi, as perspectivas do setor são as melhores. Além dos eventos esportivos, ela ressalta que o Rio tem vivido um bom momento turístico, inclusive com a realização de eventos culturais:
— Temos outros eventos que estão atraindo visitantes ao Rio, como esses shows internacionais e o Rock in Rio, que vai acontecer no segundo semestre. A tendência é que essa demanda aumente ainda mais — afirma.


QUALIFICAÇÃO


Diante da demanda crescente por profissionais, especialistas alertam sobre a necessidade de se capacitar para atuar no setor. Além de ensinar disciplinas operacionais para as áreas hoteleira e de turismo, os programas focam no aprendizado de idiomas e de noções de atendimento ao público.
— Hoje, além do operacional, é preciso que o profissional esteja também atualizado com o que acontece no mundo, supere as expectativas do cliente durante o atendimento, e fale um segundo e até um terceiro idioma — aconselha a coordenadora do curso de Turismo da Unisuam, Priscila Edra.
Há uma série de cursos voltados para hospitalidade, o que inclui turismo, hotelaria e até gastronomia e alimentação. A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e o Plano Territorial de Qualificação (Planteq) oferecem cursos de capacitação gratuitos na área, além de aulas de idiomas. Ambos estão com inscrições abertas.
O Senac Rio também abriga cursos na área de hospitalidade (que abrange os setores de turismo, hotelaria e gastronomia). Quem busca formação no segmento pode optar por uma graduação. A Unisuam oferece bacharelado em Turismo, com duração de três anos.

QUALIFICAÇÃO PARA QUEM JÁ ESTÁ NO MERCADO

Além de formar novos profissionais, uma das preocupações do setor de turismo é capacitar a mão-de-obra que já atua no mercado e que soma 7,2 milhões de pessoas em todo o país. Pensando nessa demanda, o Ministério do Turismo lançou, no fim do ano passado, o programa "Bem Receber Copa", que tem como objetivo o aperfeiçoamento dos profissionais em turismo.
O projeto é uma parceria do governo federal com entidades ligadas ao setor, como sindicatos e associações de todo o Brasil.
— A Copa é um dos maiores eventos do mundo. Nossa preocupação é com a qualidade dos serviços ofertados durante os eventos internacionais. Por isso, é preciso que os próprios profissionais tenham um novo olhar sobre o turismo — explica a diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo, Regina Cavalcante.


Treinamento


Até 2013, o ministério pretende oferecer treinamento a 306 mil trabalhadores que já estão inseridos no mercado de turismo. Desse total, 70% são profissionais de hotéis e restaurantes. Num primeiro momento, os cursos são voltados para gerentes, capitães-porteiros, governantas, recepcionistas e mensageiros.
Quem tiver interesse em participar de algum dos cursos que estão ligados ao programa "Bem Receber Copa" deve procurar os sindicatos e associações de cada categoria. Os cursos são ministrados por entidades parceiras do Ministério do Turismo.
— Até o fim do ano, vamos intensificar a divulgação do programa, mas os interessados podem procurar as entidades de classe — afirma Regina Cavalcante.

(Fonte : Jornal Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário