quarta-feira, 27 de abril de 2011

BRASIL CAI SETE POSIÇÕES EM ESTUDO DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA


Um estudo realizado pela Booz & Company sobre a competitividade de 139 países na indústria do turismo internacional apontou que o Brasil - antes na 45ª posição no ranking de 2009 -, caiu sete colocações no ranking de 2010, ficando hoje a 52ª posição.
A queda da posição do país no ranking se deu principalmente pelos seguintes fatores: problemas de infraestrutura, falta de segurança, falta de mão de obra qualificada, além de deficiência na regulamentação do setor.
A pesquisa também revelou que o Brasil é o número um no ranking de riquezas naturais, concentrando a maioria de lugares que são considerados patrimônio da humanidade. O Brasil também ficou bem posicionado (entre os 30 melhores) nos quesitos sustentabilidade ambiental e recursos culturais. Além disso, mesmo sendo considerado inseguro, o Brasil também melhorou 48,3% a sua condição em segurança.
O estudou também mostrou que há muito potencial para o desenvolvimento da indústria do turismo no país, e que esse crescimento deve acontecer rapidamente devido aos grande investimento em infraestrutura de turismo que o governo está realizando para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016; grande investimento de redes internacionais de hotéis no país e o fechamento de um acordo de ‘Open Skies’ entre o Brasil e a União Européia.
A pesquisa analisou 14 itens entre recursos naturais e culturais, infraestrutura aeroportuária e terrestre e segurança. A cada um deles é atribuída uma nota e, depois, é calculada uma média geral por país. O primeiro colocado, pelo segundo ano consecutivo, foi a Suíça e o último colocado foi o Chade, também pelo segundo ano.
Na América Latina, o país melhor posicionado no ranking é o México. Segundo a pesquisa, o México possui um turismo considerado bom e barato pelos turistas dos Estados Unidos e tem investido de forma constante em sua infraestrutura de turismo. Isso faz com que a procura pelos destinos no país seja muito grande tanto por turistas norte-americanos quanto por turistas de outras partes do mundo

(Fonte : Mercado & Eventos)

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