quinta-feira, 15 de abril de 2010

CRIATIVIDADE/SINERGIA – O GRANDE DIFERENCIAL PARA EMPREENDEDORES OUSADOS


Recebi alguns dias atrás uma postagem de um amigo recém adicionado em minha página no Facebook sobre seu empreendimento, uma organização voltada para o turismo. Em sua mensagem ele me solicitava fazer propaganda no Blog MARCAS FORTES, sobre seu projeto que embora ainda esteja em sua fase inicial, já conta com a adesão de vários hotéis e pousadas.
Confesso que a princípio fiquei um pouco constrangido, sem saber como apoiar a idéia do ‘novo amigo’, pois este blog não foi originalmente planejado para apresentar qualquer tipo de propaganda em suas páginas, uma vez que todas as matérias postadas aqui falando de marcas trazem um caráter meramente informativo, para fins de informação e análise dos leitores, que nos prestigiam, sem qualquer interesse comercial. Ao visitar o site da empresa confesso que fiquei surpreso e tão bem impressionado com a sua apresentação que não tive outra escolha senão a de falar um pouco sobre o empreendimento, ainda que sem conhecê-lo pessoalmente; afinal trata-se da construção de uma marca que parece nascer com um carisma estampado no próprio nome e em sua forma de apresentação.
Me ocorreu então, ao invés de fazer propaganda do negócio, falar da idéia em si, que é brilhante; e que sabe, possa servir de inspiração para muitos empreendedores que se torturam anos a fio em busca daquela idéia original para uma iniciativa pessoal. Afinal, não é tão simples fazer brotar um conceito diferenciado para fazer algo novo. Há muitos com coragem, iniciativa e determinação para ousar vôos arrojados, mas lhes falta aquela fagulha mágica de criatividade que assegure de antemão o sucesso do projeto ideal.A originalidade do ‘Refúgios de Charme' é a simplicidade do seu projeto, e essa simplicidade atende pelo nome de Sinergia. Uma palavra mágica que pode operar milagres. Para aqueles que eventualmente desconhecem esse termo, ele significa na linguagem empresarial, “a ação conjunta de empresas, visando obter um desempenho melhor do que aquele que seria obtido de forma isolada”. Neste caso, o objetivo do empreendimento é criar sinergia com outros empreendimentos da rede hoteleira; muitos deles com instalações extremamente aconchegantes, porém, desconhecidas do grande público com potencial para visitá-los. Tudo o que precisavam era um parceiro para cuidar com exclusividade do seu marketing, e dar-lhes visibilidade, um dos pilares de uma boa marca.
Pode parecer óbvio, mas é uma idéia genial, e ainda pouco utilizada. Seu princípio básico é o conceito é semelhante ao da terceirização; produzindo um efeito dominó, extremamente rentável para toda a rede envolvida no processo. Uma autêntica operação “ganho-ganhas”, se todos se concentrarem naquilo que sabem fazer de melhor.Por conta desta matéria, não poderia deixar de convidar meus leitores a visitarem o site do ‘Refúgios de Charme’ e conferir o trabalho de Frederico Hahn que traz sua experiência internacional nessa área para agregar valor ao turismo brasileiro. Ao conhecer algum dos hotéis ou pousadas desse network, contem-nos sobre suas experiências. Essa é a melhor propaganda que poderá ser feita do empreendimento. O Facebook será sem dúvida um execelente canal para esse tipo de mídia social.
"Construir uma marca forte implica encarar o desconhecido, enfrentar novos desafios: Sair do lugar comum com determinação e ousadia, que exige criatividade e coragem para correr riscos, entusiasmo e autoconfiança para transferir credibilidade" (O Mentor Virtual - Pág. 170 - Editora Komedi - Campinas-SP - 2008)

(Por Maurício A Costa )

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