sexta-feira, 12 de março de 2010

MINISTÉRIO DO TURISMO BRASILEIRO LEVA À ALEMANHA O PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL


O programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), será apresentado nesta sexta-feira (12), em Berlim, para os participantes da 25ª Reunião da Força-Tarefa Internacional de Proteção às Crianças no Turismo, encontro que integra a programação da ITB, Feira Internacional de Turismo alemã.
A palestra sobre a experiência do governo brasileiro será ministrada por Elizabeth Bahia, coordenadora geral do programa TSI. A representante do MTur falará em painel sobre boas práticas e novas formas de cooperação internacional para prevenção do problema no setor de turismo.
A Força-Tarefa para a Proteção das Crianças no Turismo é uma rede global, que liga governo, setores da indústria do turismo, organizações internacionais, organizações não-governamentais (ONGs) e associações de mídia para promover o intercâmbio de informações relacionadas à proteção da criança no setor de turismo.
Também participam do evento: Taleb Rifai, secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT); Dawid de Villiers, presidente da Força-Tarefa e da Comissão Mundial da OMT sobre Ética do Turismo; e Yoshie Noguchi, consultora do Programa Internacional da OIT para a Eliminação do Trabalho Infantil.


BALANÇO 2009


Elizabeth Bahia levará à Alemanha as principais ações realizadas pelo programa Turismo Sustentável Infância no ano passado. Entre elas estão as campanhas de comunicação e divulgação do Disque Denúncia Nacional 100, com aproximadamente 475 mil materiais de promoção distribuídos junto ao trade turístico e à sociedade civil, durante seminários e feiras nacionais e internacionais de turismo. “A divulgação do DDN 100 tem sido de grande relevância, conforme mostram as estatísticas da Secretaria Especial de Direitos Humanos. O número de denúncias aumenta consideravelmente após grandes campanhas, e esses resultados nos motivam a continuar com essa estratégia de informação à sociedade”, analisa Bahia.
Ações continuadas de sensibilização, como a realização de 52 seminários em todo o Brasil, incentiva o empresariado a prevenir e a denunciar toda e qualquer forma de exploração em seus equipamentos turísticos. Ao todo, 4.480 pessoas foram sensibilizadas pela iniciativa em 2009.
Na palestra, Elizabeth Bahia também apresentará os resultados parciais do projeto “Inclusão Social com Capacitação Profissional”, que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho do setor turístico.
A ação, iniciada em 2007, atende às metas do Plano Nacional de Turismo 2007-2010 - Uma viagem de Inclusão. Entre 2008 e 2009, 850 jovens foram capacitados e 45% desses já foram inseridos no mercado de trabalho do turismo em 12 cidades brasileiras de SP, PE e PB. “O sucesso do projeto é comprovado pelos alunos e seus familiares e pela adesão dos empresários do turismo. Os cursos promovem não só a inclusão social e profissional, mas também o crescimento pessoal, emocional, melhorando a autoestima desses jovens e preparando-os para a vida”, analisa Bahia.
Além disso, o TSI participou do IV Salão do Turismo, apresentando dois cases no Núcleo de Conhecimento, e produziu um documentário e dois filmes curta-metragem. “Ao conhecer o trabalho do programa, diversos segmentos sociais demonstram interesse em aderir à causa, contribuindo para promover os direitos das crianças e adolescentes”, observa a representante do MTur. A participação em 40 reuniões internacionais, além da realização de parcerias, convênios e eventos especiais, também têm garantido maior visibilidade às estratégias do TSI. “O Carnaval, por exemplo, sensibiliza e promove a socialização da temática”, define.
Outro avanço para o programa foi a assinatura do termo de cooperação técnica com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB). Um dos objetivos é a realização de cursos, sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo 2014.

(Fonte : Ministério do Turismo / 11-03-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário