terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SANTANDER APRESENTA PROJETO DE TURISMO SUSTENTÁVEL NA PREFEITURA DE GRAMADO

Trabalhar pelo turismo visando a valorização do setor econômico social e ambiental é o objetivo do Grupo Santander ao lançar o projeto "Turismo Sustentável - Juntos faremos diferença". No ultimo dia 26/01, representantes do banco reuniram o trade turístico, mais especificamente, empresários do ramo hoteleiro e donos de pousadas, para apresentar o programa que visa garantir crescimento econômico, social, com ações que preservem o meio ambiente. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Gramado.
O Santander assinou uma parceria de cooperação para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil com a agência internacional da ONU- ITC - International Trade Center, afim de expandir conhecimentos que possibilitem a expansão do turismo, beneficiando a comunidade, preservando o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva. O projeto, que é pioneiro no Rio Grande do Sul, terá Gramado e Canela como sedes para projeto piloto.
"Nossa intenção é expandir o projeto nos 65 destinos indutores do turismo, fortificando estas cidades. Gramado foi escolhida pela estrutura que comporta. O turismo é o setor que mais cresce no mercado. É responsável por 2,5% do PIB", disse o responsável pelo setor de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis, Julio Bin.
Segundo Bin o turismo sustentável deve ser ético e educativo, sustentável à longo prazo e viável, além de cumprir 14 metas relacionadas a: qualificação e inclusão de jovens no mercado de trabalho, fortalecimento da comunidade local, incentivo à adoção de critérios de sustentabilidade em estabelecimentos comerciais, incentivo ao uso de energias renováveis, garantia de acessibilidade, produção mais limpa e preservação da biodiversidade.
Com a parceria, as possibilidades de financiamento poderão atender desde os pequenos comerciantes, que precisem de microcrédito, até os grandes resorts, passando também pelo setor de bares e restaurantes e mesmo de transporte.
"O Grupo Santander formulou um pacote para empresários do ramo hoteleiro e de pousadas, o qual oferece um guia de sustentabilidade, focando a acessibilidade, implantação de sistemas de energias renováveis, eficiência energética, produção mais limpa, governança cooperativa e produtos certificados", disse o Secretário de Turismo, Gilberto Tomasini. Como exemplo em destaque a implantação de tratamento de água, implantação de sistema de captação de energia solar, aeólica, aproveitamento de água da chuva e replantio de espécies locais.
O Prefeito de Gramado disse que o Projeto é muito interessante, na medida que reúne crescimento econômico, social e ambiental. "Esta é uma tendência. Todas as empresas deveriam se conscientizar e ter a iniciativas autosutentáveis. O Grupo Santander veio em auxilio a este processo. Oferecendo serviços diferenciados que beneficiem o cliente e ao mesmo tempo preservam o meio ambiente", destacou o Prefeito, Nestor Tissot.
O banco já executa o Programa papa Pilha, que desde seu lançamento já recolheu 300 toneladas de pilhas em 2063 pontos de coleta em todo o Brasil.
Entre as vantagens que o Santander oferece para o empresariado estão três linhas de crédito diferenciadas (Santander Giro Premium, Compror Santander e Santander Reforma Acessível), que cobrem valores até R$ 10 mil, sendo a última parcela grátis para Giro Premium; Pagamento a fornecedores (folha de pagamento Santander, facilidades no cartão de crédito e domicílio bancário); Gestão e Expansão, através do Super Cash e treinamentos sobre responsabilidade social e sustentabilidade. Mais informações podem ser adquiridas nas agências Santander de Gramado e Canela ou ainda no site www.santander.com.br/empreendedor.

(Fonte : Prefeitura de Gramado / jan. 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário