quarta-feira, 27 de abril de 2016

Rio 2016: SAC espera mais de 1 milhão de pessoas circulando nos aeroportos




A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) elaborou um levantamento que apresenta as estimativas da movimentação de passageiros por hora e por dia nos dez principais aeroportos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ideia é preparar os terminais brasileiros e companhias aéreas para a chegada dos 11 mil atletas, membros de delegações e turistas de 206 países. Segundo a entidade, cerca de 1 milhão de passageiros devem circular pelos 39 aeroportos envolvidos no planejamento do evento.

Foram identificados os possíveis dias de maior movimentação entre o período de 1º de agosto a 24 de setembro de 2016 nos 10 principais aeroportos envolvidos na programação Olímpica. São eles: o Galeão (RJ), no dia 22/08; Santos Dumont (RJ), em 5, 19 e 26/08; Guarulhos (SP), no dia 22/08; Congonhas (SP), em 12/09; Viracopos (SP), dia 22/08; Brasília (DF), em 22/08; e Confins (BH), 15/08.

Analisando os 10 terminais pesquisados em conjunto, os dias 22, 15 e 5 de agosto serão os de maior movimentação média diária. A expectativa para cada dia é que circulem 405 mil, 393 mil e 388 mil passageiros, respectivamente. O dia 22 sucede o encerramento dos Jogos Olímpicos; o dia 15 é a segunda-feira após ao fim de semana no qual devem ser disputadas cerca de 60 medalhas de ouro; e no dia 5 acontece a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o dia mais movimentado será 16 de setembro, uma sexta-feira, que corresponde ao quinto dia mais movimentado do levantamento em geral, com estimativa de 377 mil passageiros em trânsito. A entidade frisou ainda que as projeções poderão ser alteradas à medida em que novos voos não regulares forem alocados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).



METODOLOGIA Para cada aeroporto, o estudo possui quatro métodos distintos de medição. O primeiro modelo diz respeito à estimativa de partidas domésticas, o segundo sobre chegadas domésticas, e os demais para embarques e desembarques internacionais. A base de dados utilizada foi cedida pelos operadores aeroportuários, neste caso as concessionárias e Infraero. As informações contêm número de voos, quantidade de assentos ofertados, quantidade de passageiros transportados, origem e destino, categoria do voo, classe, data e hora previstas e data e hora realizadas. O período de referência analisado foi de junho a agosto de 2014, durante a Copa do Mundo de 2014.



(Fonte : Mercado & Eventos / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário