quarta-feira, 30 de abril de 2014

PUXADINHO DO AEROPORTO DE FORTALEZA SERÁ ENTREGUE EM MAIO, DIZ INFRAERO


 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirmou nesta terça-feira (29) que a previsão de entrega das obras do terminal remoto temporário no Aeroporto Internacional de Fortaleza é dia 2 de maio. De acordo com a empresa, o cronograma das obras está dentro do prazo estipulado anteriormente. A estrutura temporária custa R$ 1,7 milhão e está sendo construída por conta da demora na ampliação do terminal. O Aeroporto Internacional Pinto Martins será o único com estrutura provisória entre as cidades-sede da Copa do Mundo.
De acordo com a Infraero, a área estará disponível a partir de 2 de maio, mas só será utilizado quando houver necessidade. A empresa responsável pela estrutura é a empresa Stand Show, que não quis se pronunciar sobre as obras e o prazo de entrega. A obra do terminal remoto temporário foi anunciado pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em fevereiro deste ano, como a alternativa para atender a demanda maior de passageiros durante o período da Copa do Mundo já que as obras de ampliação do aeroporto não ficarão prontas a tempo do Mundial.
Com previsão de entrega para 2 de maio, o terminal remoto ficará disponível por 90 dias. A Copa do Mundo será realizada de 12 de junho a 13 de julho. A estrutura provisória terá 1,2 mil m² e fica localizada ao lado do terminal de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves. Segundo a Infraero, a área terá capacidade para 400 mil passageiros e terá serviços de uma sala de embarque normal, com quatro portões de embarque, sanitários, cafeteria, revistaria, assentos e monitores dos voos.
Segundo a Infraero, os passageiros farão o check-in no aeroporto e serão levados de ônibus até o terminal provisório, onde de lá embarcarão. Os passageiros sairão do “puxadinho” e deverão ir a pé ou de ônibus até as aeronaves estacionadas no pátio. Com a estrutura complementar, a capacidade do aeroporto do Pinto Martins passa a ser 6,9 milhões de passageiros por ano. Atualmente, três ônibus, três micro-ônibus e duas vans podem fazer o transporte de passageiros no aeroporto de Fortaleza. Ainda de acordo com a Infraero, até a Copa do Mundo, mais dois ônibus serão entregues.

Ampliação

A primeira fase da obra de ampliação tem verba disponível de R$ 300 milhões e deveria ter sido entregue em março de 2014 para ser utilizada durante a Copa do Mundo e a a segunda a ser concluída apenas em 2017. As peças adquiridas para a ampliação ficaram sob as águas das chuvas que caíram recentemente na capital cearense e a obra está parada.
No dia 16 de abril, a Infraero abriu processo administrativo para rescindir o contrato com o consórcio responsável pelas obras de reforma e ampliação do aeroporto de Fortaleza. O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) recomendou, em duas ocasiões, a rescisão do contrato com o consórcio responsável pelas obras de ampliação. A primeira recomendação ocorreu em 7 de abril, a segunda no dia 15. Nas duas, o órgão alega “atrasos injustificados na execução da obra”.
A partir da data de início do processo de rescisão, dia 16, a empresa consorciada CPM Novo Fortaleza teve um prazo de cinco dias úteis para apresentar a defesa. Um dos diretores do consórcio informou ao G1, por telefone, que a empresa deve apresentar defesa, mas não forneceu mais informações sobre o processo.
 
(Fonte : G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário