quarta-feira, 30 de abril de 2014

PRONATEC ENSINA NOVO OFÍCIO À PROFISSIONAL DE BRASÍLIA


 

 A camareira Adelina Alves Ferreira, de 42 anos, trabalhou anos como empregada doméstica, muitos deles na informalidade, e estava desempregada há um ano quando se inscreveu no Pronatec Copa. No curso de camareira aprendeu técnicas de arrumação, gestão e limpeza, que rapidamente foram reconhecidas pelo mercado de trabalho. Assim que concluiu o curso, Adelina conseguiu emprego em um hotel em Brasília e teve a carteira de trabalho assinada. “Hoje minha renda é superior à que ganhava quando trabalhava como empregada doméstica”, diz a camareira.
Adelina é uma das mais de 166 mil pessoas que se matricularam no programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, feito em parceria com o Ministério da Educação. A expectativa era preencher 157 mil vagas até a Copa do Mundo. O programa oferece gratuitamente 54 cursos de idiomas e profissionalizantes ligados ao setor de turismo, como garçons, bartender, recepcionista de hotel, entre outros. Taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros também estão sendo treinados para recepcionar os visitantes durante a Copa do Mundo.
Atender bem o turista é uma das missões do Ministério do Turismo. Os cursos do Pronatec são realizados pelo Senac, Senai, Sesc e Sesi, institutos federais e estaduais de educação, em 120 cidades brasileiras. A oferta de vagas depende da identificação da demanda nos municípios. Em Brasília, 2,7 mil alunos estão concluindo os cursos.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, ao investir em capacitação profissional, o MTur aumenta a competitividade dos destinos e contribui para o desenvolvimento do setor. “Fortalecer a imagem do Brasil, qualificando os trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes será um dos benefícios mais importantes após o mundial”, afirma.
Para se inscrever, o interessado deve procurar os órgãos municipais ou estaduais de Turismo, responsáveis por informar os cursos disponíveis na cidade e realizar a pré-matrícula.
A Copa do Mundo pode gerar 380 mil empregos temporários no país em 2014, de acordo com um estudo realizado pela Value Partners Brasil, uma empresa de consultoria de gestão, a pedido do Ministério do Esporte. As novas vagas serão oferecidas especialmente por bares e restaurantes, em cargos como recepcionista, atendente e garçom.
 
(Fonte : MTur / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário