Cerca
de dois anos após o leilão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos,
as empresas aceleram para terminar as obras antes da Copa. A primeira delas foi
entregue na última quarta-feira, quando a concessionária Inframérica,
responsável pela administração do Aeroporto de Brasília, inaugurou a área
conhecida como Píer Sul, que ampliará a capacidade do terminal de 16 milhões de
passageiros por ano para 21 milhões.
No
Aeroporto de Guarulhos, a obra do terceiro terminal segue por 24 horas por dia
e 7 dias por semana em um mutirão que envolve 8 mil trabalhadores. A
concessionária diz que 98% da obra está concluída e confirma a inauguração no
dia 11 de maio. Já em Viracopos, a concessionária promete que o novo terminal
estará pronto na mesma data, mas, ao mesmo tempo, negocia com o governo para
não pagar a multa por atraso na obra.
A
inauguração dos novos terminais de Guarulhos, Viracopos e da nova área de
Brasília ocorrem cerca de um mês antes da Copa do Mundo. Apesar de o início das
atividades, as novas estruturas vão operar com capacidade reduzida no Mundial. O terminal 3 de Guarulhos terá apenas oito
empresas operando até a Copa, de um total de 25 que estarão no novo espaço após
o período de transição. Já o novo terminal de Viracopos terá apenas um dos três
píeres projetados em operação. Depois da Copa do Mundo, as obras continuam e
novas estruturas, como hotéis e edifícios-garagem, serão erguidas.
EM
CUMBICA, A FASE É DE LIMPAR AS JANELAS
A
20 dias da inauguração do terceiro terminal de Guarulhos, já é possível ver
trabalhadores pendurados nas janelas limpando os vidros. Segundo a
concessionária que administra o aeroporto, 98,5% das obras estavam concluídas,
segundo dados de março, e só falta o acabamento do novo terminal. Para chegar
nesse ponto, a obra seguiu 24 horas por dia e sete dias por semana e envolveu uma
equipe de 8 mil operários.
Os
testes para o início da operação começaram em 27 de fevereiro com as empresas
que trabalharão no local. No dia 1º de abril, o Aeroporto de Guarulhos começou
a simular operações de check-in, despacho de bagagens e embarque com
passageiros. Ao todo, 4,7 mil pessoas participarão de testes no aeroporto até 5
de maio.
O
dois novos pátios de aeronaves, que adicionarão posições para 34 aeronaves de
grande porte, já tinham aviões estacionados na última sexta-feira. Do lado de
fora, é possível ver as placas amarelas que indicam os balcões de check-in.
Ao
todo, o terceiro terminal de Guarulhos terá 192 mil metros quadrados, área
equivalente à soma dos três outros terminais em operação atualmente. A
construção do terminal é considerada a principal obra do aeroporto, pois
ampliará em 12 milhões de passageiros ao ano a capacidade de Guarulhos.
Exclusivo
para voos internacionais, o novo terminal de Guarulhos funcionará com
capacidade reduzida durante a Copa. A transferência das empresas para o
terminal será feita em fases. As três primeiras a mudar para o novo espaço
serão as companhias aéreas estrangeiras Swiss, Lufthansa e TAP. Até a Copa,
oito empresas vão operar no terceiro terminal. As demais só serão transferidas
após os jogos - no final, 25 companhias estarão naquela área.
Até
a Copa, a GRU Airport terá investido R$ 2,9 bilhões no aeroporto. Além do
terceiro terminal, a empresa ergueu um edifício-garagem com capacidade para
2.644 veículos, reformou banheiros e trocou a sinalização dos dois terminais
antigos.
Outras
obras ficarão para depois da Copa, como a construção de dois hotéis - um deles
dentro da área de embarque, um conceito inédito no Brasil - e mais dois
edifícios-garagem.
Capacidade
25 companhias deverão operar
no terminal 3 quando a fase de testes terminar
8
deverão estar
no local já durante a Copa
4,7
mil pessoas
participaram dos testes de operação do terminal nas últimas semanas
(Fonte : Jornal O Estado de São
Paulo)
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