terça-feira, 22 de abril de 2014

AVIÕES PASSARÃO A DECOLAR AO MESMO TEMPO NO AEROPORTO DE CUMBICA


 

Na tentativa de diminuir atrasos dos voos e dar mais fluidez ao tráfego aéreo, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, passará a ter decolagens quase simultâneas nas duas pistas.
A mudança sugerida pela Aeronáutica, que controla o tráfego aéreo do país, será implantada em 31 de maio, antes do início da Copa do Mundo, época em que o aeroporto deve ficar sobrecarregado com a chegada turistas. No caso dos pousos, não ocorrerá operação simultânea.
Atualmente, as duas pistas, que são paralelas e recebem uma média de 700 aeronaves por dia, não são utilizadas ao mesmo tempo. Em caso de pousos, os pilotos utilizam somente a pista da direita. Já nas decolagens são usadas a pista da esquerda. Enquanto uma pista é usada para pouso, a outra é reservada para decolagem.
O avião que está aguardando para decolar recebe autorização somente quando a outra aeronave que se aproxima toca a pista, o que aumenta o tempo entre os voos e provoca filas para embarque e desembarque.
No entanto, para que a medida possa ser concluída, é obrigatório que o aeroporto esteja em condições visuais: teto igual ou superior a 1.500 pés (cerca de 450 metros).
De acordo com a Aeronáutica, além de dar mais fluidez ao tráfego aéreo, o objetivo da mudança é facilitar as atividades de pilotos e controladores de tráfego aéreo, bem como favorecer a redução do consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono.
 
(Fonte : G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário