A Força
Aérea Brasileira (FAB) apresentou, na ultima segunda-feira (17), o esquema
operacional que será empregado durante a Copa do Mundo da Fifa no próximo mês
de junho. O planejamento foi exposto aos comandantes de todas as unidades
operacionais, bem como das bases aéreas.
“O
envolvimento da FAB vai além do emprego de aeronaves” destacou o
Comandante-Geral de Operações Aéreas (Comgar), Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz
Rossato, ao ressaltar a importância do evento para o País. “Todos tenham
atenção especial. Já temos experiência de outros momentos, como a Copa das
Confederações, a Rio+20 e a Jornada Mundial da Juventude, mas a Copa é
infinitamente maior”, afirmou o oficial-general na abertura do evento.
A
principal novidade da atuação da FAB na Copa do Mundo está na modificação da
estrutura interna para o comando do planejamento e emprego dos meios aéreos na
defesa aérea. O Centro Conjunto de Operações Aéreas (Ccoa), antes sob o comando
do Comgar, agora está sob a responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial
Brasileiro (Comdabra), único comando conjunto permanentemente ativado no País.
O órgão, que também envolve a Marinha e o Exército, vai coordenar a mobilização
dos meios aéreos e antiaéreos nas 12 cidades-sede do evento.
Testada
em setembro do ano passado durante a Operação Laçador do Ministério da Defesa,
realizada na região Sul do País, a modificação demonstrou que seria possível
buscar um novo patamar na evolução doutrinária para a unidade de comando e
esforço para o emprego militar. A medida também permite aprimorar o
aproveitamento da estrutura e das aeronaves empregadas, além de melhorar a
coordenação das ações. “É possível, é viável, é mais econômico e permite mais
agilidade”, explica o Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), unidade responsável
pelos esquadrões de caça da FAB, que esteve a frente do CCOA durante a Laçador.
Aeronaves
de caça, transporte, helicópteros e aviões-radar serão diretamente empregados
na defesa aérea na região dos estádios e deslocamentos de tropas.
Restrição
de circulação aérea
Para cada
estádio foram estabelecidas áreas reservada (branca), restrita (amarela) e
proibida (vermelha) para a circulação aérea. As regras são semelhantes as
estabelecidas durante a Copa das Confederações. No período dos jogos, o espaço
aéreo próximo aos estádios será submetido a restrições de voo. Para a abertura
e encerramento, serão três horas antes e quatro horas após o início do jogo.
Para a primeira fase da competição, o tempo de restrição será de uma hora antes
e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois. Em
breve, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vai divulgar o Plano
de Controle do Espaço Aéreo com as regras específicas para cada aeródromo
durante o período do mundial.
(Fonte: Ministério da Defesa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário