segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MAIS RECURSOS PARA O TURISMO


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se reuniu com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na pauta, os gargalos para a liberação de créditos e o aumento da vigência da linha de financiamento Pró-Copa, com a possível ampliação da lista de empreendimentos passíveis de serem beneficiados.
Recentemente duplicado para R$ 2 bilhões, o Pró-Copa está voltado exclusivamente para a hotelaria e está previsto para ser extinto no próximo ano. Representantes do BNDES abriram a possibilidade de tornar permanente a linha de crédito voltada para o turismo, com a possibilidade de destinar o capital para outros tipos de investimentos, como centros de convenções.
O secretário executivo do MTur, Valdir Simão, apresentou o panorama do turismo no Brasil, o posicionamento do país no mercado mundial e as demandas do setor produtivo para o banco. Na lista de pleitos, a flexibilização das garantias e a ampliação dos prazos de financiamento, atualmente fixado em, no máximo, 18 anos. Os representantes da entidade financeira se comprometeram a analisar as questões.

LEGADO

O ministro Gastão Vieira destacou o legado dos megaeventos esportivos como o maior desafio da pasta. “Poucos países tiveram a oportunidade que estamos tendo de sediar eventos do porte da Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas em tão pouco tempo”, avaliou o ministro.
Entre os itens apontados como estratégicos para garantir o melhor posicionamento do Brasil no mercado turístico mundial, os parques nacionais foram citados como uma das alternativas mais atrativas. “Sustentabilidade é central na estratégia do BNDES, temos analisado esses aspectos na liberação dos recursos e a resposta dos empresários foi muito positiva”, afirmou o diretor do banco, Júlio Raimundo. A eficiência energética e os selos verdes são os principais itens levados em consideração na aprovação e definição de prazos dos financiamentos.
Representantes do MTur e BNDES se comprometeram a agendar uma nova reunião para aprofundar a pauta.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário