Segundo um estudo de satisfação de turistas feito pelo grupo de pesquisas GfK para o órgão oficial de Turismo de Portugal no mês de março, 88% dos turistas ficaram satisfeitos com a viagem que fizeram a Portugal. Desse total, os brasileiros são os mais entusiastas nas avaliações, registrando níveis de satisfação superiores à média dos turistas provenientes de outros países. Além disso, os brasileiros foram os turistas que passaram mais noites em Portugal, com uma média de 8,8.
De acordo com a pesquisa, o item Oferta Natural e Cultural, que leva em conta as paisagens, praias, monumentos, museus, gastronomia e vinhos, foi considerado o ponto forte do país, com alto nível de satisfação. Outra área que registrou elevada satisfação foi a hospitalidade, sendo a simpatia da população um dos grandes destaques portugueses.
Na fase inicial de planejamento das férias, a pesquisa revelou a internet como o maior fator da escolha de Portugal como destino, atingindo 33%. A recomendação de conhecidos, amigos e familiares surge como o segundo influenciador, com 25%, mas no caso específico dos turistas brasileiros, esse item representa 35%, ficando em primeiro lugar.
Os brasileiros também foram eleitos os turistas que mais percorrem o país, ficando hospedados em mais localidades. Lisboa e arredores e Porto e Norte são as regiões maios frequentadas pelos turistas.
"Os resultados revelados por essa pesquisa, que também confirmam nossa percepção no mercado e no nosso trabalho no dia a dia, são extremamente positivos e facilitam a promoção e divulgação de Portugal como destino preferencial dos brasileiros. Depoimentos muito favoráveis de personalidades públicas e líderes de opinião são cada vez mais comuns no Brasil", disse Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.
"As estatísticas referentes aos turistas brasileiros também confirmam o quanto este mercado é importante e estratégico, reforçando a necessidade de estimular cada vez mais o consumidor brasileiro a visitar Portugal" acrescentou.
(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)
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