quarta-feira, 18 de maio de 2011

RODOVIÁRIA OBRIGA IDOSO A PREENCHER FICHA PARA USAR BANHEIRO DE GRAÇA



Enfrentar filas, mostrar a carteira de identidade, preencher ficha e até passar por uma pequena sabatina.
É essa a via-crúcis que maiores de 60 anos e deficientes físicos têm de enfrentar para ter o direito de usar de graça os banheiros das rodoviárias paulistanas.
A Folha foi nos três terminais da cidade, todos administrados pela empresa Socicam, e encontrou procedimentos distintos para franquear a entrada de idosos e deficientes nos banheiros.
Os demais usuários pagam R$ 1,50 -crianças de até seis anos entram de graça, mas não preenchem a ficha porque entram por porta lateral.
No terminal do Tietê (zona norte), o principal da cidade, os idosos pegam a mesma fila do banheiro que os usuários comuns, mas depois têm de apresentar a identidade, preencher uma ficha com nome, RG e assinar.
A aposentada Neuza Cristino Diogo, 69, criticou a burocracia. "Muitos já não enxergam, têm dificuldades motoras para escrever. Sozinha, a funcionária não consegue ajudar", disse.
Deficientes -com exceção dos cadeirantes, que entram pelo lado- também são submetidos ao procedimento.
"É a primeira vez na vida que preencho uma ficha para usar o banheiro", reclamou o carioca Valci Gonçalves Faria, 59, que tem deficiência nas pernas e usa muleta.

BANHEIRO "B"

O terminal do Tietê tem outro banheiro, gratuito, mas afastado de onde os passageiros costumam se concentrar.
Durante a visita da reportagem, o sanitário "B" estava com forte odor de urina e não tinha papel-toalha.
Já na Barra Funda (zona oeste), o preenchimento da ficha pelos idosos ocorre no balcão de informações. Lá, o funcionário, que também responde a perguntas e vende cartões telefônicos, dá um passe livre para o usuário.
O resultado é uma longa espera. "Minha mãe, de 72 anos, demorou 20 minutos", relatou Ruth Ramalho, 44.
Os deficientes não precisam preencher a ficha, já que as cabines com acessibilidade ficam antes das catracas.
O sanitário gratuito mais próximo fica na estação Barra Funda do metrô, distante cinco minutos de caminhada.
No Jabaquara (zona sul), o acesso ao sanitário principal é feito por duas escadas e, por isso, o local não recebe deficientes -eles têm de ir a uma área "exclusiva para funcionários do terminal".
Já os idosos têm de aguardar que uma ficha seja preenchida pelos funcionários.
Usuários do Jabaquara que não têm o acesso franqueado e sem dinheiro são orientados a andar até o sanitário -gratuito e limpo, como constatou a reportagem- do supermercado Pão de Açúcar da região.

FICHA É SÓ "CONTROLE INTERNO", DIZ EMPRESA

A Socicam, empresa responsável pelos terminais rodoviários paulistanos, disse que a obrigatoriedade do preenchimento da ficha para idosos é apenas um "controle interno" e que não pretende modificá-lo.
Por meio de nota, a empresa informou que, sempre que necessário, os funcionários auxiliam os idosos e deficientes a preencherem a ficha.
Sobre a existência de banheiro gratuito somente no terminal do Tietê, a Socicam disse apenas que o terminal foi concebido dessa forma, e que os outros, não.
Já sobre o banheiro com acessibilidade do terminal do Jabaquara ficar em uma área "exclusiva de funcionários", a empresa alega que esses sanitários são os ideais, já que ficam próximos do elevador e da rampa.

CONTROVERSA

Os valores arrecadados com a tarifa dos banheiros, segundo a empresa, são utilizados na manutenção e implantação de melhorias nos próprios sanitários.
A legalidade da cobrança da taxa do sanitário, de acordo com o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), é controversa -apesar de não haver lei que a vete.
"Algumas ações judiciais impediram a cobrança de sanitários, porque os usuários já pagam taxas de embarque", diz Lucas Cabette Fabio, advogado do instituto.
A adoção da ficha para idosos e deficientes também é criticada pelo advogado. "Exigir isso fere o direito dessas pessoas e mascara a tentativa de dificultar o acesso."

(Fonte & foto: Jornal Folha de S. Paulo)

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