segunda-feira, 11 de abril de 2011

6º SALÃO DO TURISMO INICIA COMERCIALIZAÇÃO DE ESPAÇOS E PREVÊ CRESCER 10% EM VISITANTES


Responsável pela organização do 6º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, a Promo Inteligência Turística já iniciou a comercialização dos espaços. A feira ocupará, no mínimo, uma área de 35 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi (São Paulo). No entanto, a meta é chegar a marca de 38 mil metros quadrados. Quem afirma é Gisele Lima, diretora da Promo Inteligência Turística, em entrevista exclusiva ao Mercado & Eventos. Ao lado do Ministério do Turismo (MTur), a executiva comanda todo o processo da feira deste ano. O Salão do Turismo 2011 acontece no período de 13 a 17 de julho. As 27 unidades da federação brasileira irão participar do evento em formato de macrorregiões. "Esta semana faremos uma série de reuniões com os representantes dos Estados em Brasília para definir as inovações de cada localidade", diz Gisele, mencionando que somente para a parte institucional estão sendo investidos R$ 10,4 milhões. Já a área comercial do Salão ocupará quatro mil metros quadrados e reunirá empresas de diversos segmentos do turismo como operadoras de viagens, companhias aéreas, redes hoteleiras, companhias marítimas e outros. Os Estados do Ceará, Santa Catarina e São Paulo já garantiram seus espaços na área comercial. "Também já fechamos com a CVC Operadora. Ela terá um estande com 200 metros quadrados", adianta Gisele Lima. A estimativa, segundo a diretora, é estar com 70% da feira vendida em um prazo de 30 dias. Para que esse objetivo seja atingido, a Promo conta com uma equipe de seis profissionais focados nesse processo. Além disso, mais quatro colaboradores estão sendo contratados para alavancar novos negócios. De acordo com a executiva, a proposta é mostrar toda a diversidade da oferta turística brasileira na área comercial. As presenças de empresas do segmento de turismo receptivo, dos parques temáticos e de marcas de telefonia e de cartões de crédito serão estimuladas na sexta edição do Salão. "Qual a primeira coisa que o turista faz ao chegar de uma viagem? Ele liga o telefone e fala com as pessoas queridas, envia mensagens, compartilha uma foto. Ou seja, o setor de telefonia tem importância para a indústria do turismo e pode significar novas oportunidades de negócios. Por isso, vamos buscar a participação dessas empresas. Vamos usar nossas técnicas de convencimento", declara Gisele. Na edição passada, a feira recebeu 109 mil visitantes. Este ano, a estimativa é crescer esse número em 10%. Juntamente com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a Promo e o MTur iniciaram negociações para promover a oferta de roteiros turísticos no Salão partindo de diversos Estados brasileiros. "A secretária Nacional de Política do Turismo do Mtur, Bel Mesquita, solicitou o apoio da Braztoa para que consumidores de outros estados possam estar presentes na feira. O grande desafio é aumentar a curva de brasileiros viajando pelo país", ressalta a diretora. Até o final desta semana, será estabelecida uma data para o lançamento oficial do 6º Salão do Turismo com os horários de funcionamento e as atrações das áreas temáticas. Gisele Lima antecipa que o formato principal da feira será mantido. Estão garantidos os espaços para as Manifestações Culturais, para a Agricultura Familiar, Núcleo de Conhecimento, Bolsa de Negócios e para o Artesanato. "Para essa última área, a ideia é trazer uma diversidade maior e para isso devemos aumentar o espaço dedicado as artes brasileiras", conta.

(Fonte & foto: Mercado & Eventos)

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