terça-feira, 13 de julho de 2010

ESPANHA COMEMORA E QUER APROVEITAR SUCESSO DO FUTEBOL NO TURISMO


Tudo é festa para os espanhóis. A repercussão do título mundial ampliou todos os significados de uma euforia contagiante, ainda mais por ser a primeira conquista da Copa, confirmando uma seqüência vitoriosa iniciada hà dois anos com a Eurocopa. Em plena recessão econômica, é certo que o país espere dividendos depois de ganhar o mais cobiçado torneio do futebol mundial.
A crise financeira, a bolha imobiliária, o desemprego, uma situação sem precedentes rondando o ambiente espanhol, tudo isto hoje está esquecido.
"Conquistar uma Copa é uma prova de que quando nos propomos algo conseguimos, e que, além disso, crescemos mesmo com dificuldades. Tudo isso é bom para a confiança em nosso país dentro e fora", disse hoje ministra da Economia, Elena Salgado.
O ministro espanhol da Indústria, Miguel Sebastián, havia indicado na quinta-feira que seria preciso elevar o PIB (Produto Interno Bruto) espanhol para 2010 em caso de vitória da "Roja". O governo aposta no momento em uma contração da atividade econômica de 0,3% em relação a 2009.
A recessão assusta os espanhóis com modesta alta do PIB de 0,1% no primeiro trimestre de 2010. O índice de desemprego chegou a 20%, recorde da zona do euro, o déficit atinge 11,2% do PIB e são muitos os desafios para sair da crise. O impulso de consumo que chega com a vitória, pois como diz Miguel Angel Fraile, "Quando uma sociedade está feliz, isso sempre se reflete no consumo". Ele é o secretário-geral da Confederação Espanhola de Comércio, que reúne cerca de 450 mil comerciantes varejistas.
E o setor econômico que poderá aproveitar o efeito do Mundial é o do turismo, que contribui com 10% do PIB. A Espanha é o terceiro destino turístico mundial, atrás de França e Estados Unidos.
"É muito positivo para o turismo", afirmou o brasileiro Marcio Favilla, diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem sede em Madri.
"Na promoção turística, a imagem positiva é muito importante", diz , acrescentando que cidades como Barcelona e Madri, que abrigam os dois principais times, devem "capitalizar este resultado o mais rápido possível".

(Fonte : Brasilturis Jornal / Foto Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário