segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

COOPERATIVA DE CACHAÇA NO OESTE DO PARANÁ BUSCA NOVOS MERCADOS

Copercachaça investe em planejamento estratégico e fixa metas a serem realizadas até 2014; para aumentar vendas, cooperativa pretende expandir carteira e fidelizar clientes

Cascavel - A capacidade de produção pode chegar a 2 milhões de litros de cachaça por ano. Porém, na safra de 2009, a Cooperativa dos Produtores de Cachaça Artesanal do Oeste do Paraná (Copercachaça), com sede em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, produziu um terço dessa capacidade, ou seja, 600 mil litros. Segundo informações da cooperativa, o que falta é a demanda de mercado.
Para o presidente da Copercachaça, Reginaldo Martins, este é o momento de alcançar e atender novos clientes. "Até agora a Copercachaça caminhou preocupada com a busca de recursos para estruturação interna e de sua sede. São cinco anos e meio de caminhada, desde agosto de 2004. Concluímos essa etapa de desenvolvimento e daqui para frente é necessário uma busca intensa de mercado", explica o dirigente.
Para aumentar a clientela, a cooperativa buscou elaborar um planejamento estratégico diferenciado, que contou com o apoio do Sebrae/PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Desde a fundação da Copercachaça, foram feitos planejamentos anuais. Porém, a cooperativa já está em outra fase, com um período de médio para longo prazo em seus resultados. Assim, fez-se necessária a definição de metas e estratégias para os próximos cinco anos", afirma o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva.
O planejamento é o caminho a ser seguido pela nova diretoria da Copercachaça, que deve iniciar os trabalhos a partir de 31 de março, quando será realizada a Assembléia Geral Ordinária de Prestação de Contas do exercício 2009, eleição e posse. "O plano está focado na abertura de mercado e a síntese já foi repassada aos diretores e conselheiros. Nesta sexta-feira (5), os cooperados recebem as orientações e, desta forma, todos estarão cientes dos caminhos a serem percorridos nos próximos anos. E, claro, esperamos que sejam gloriosos para todos nós", enfatiza Reginaldo Martins.

Estratégias
Dentre os objetivos a serem alcançados até 2014 estão a abertura de mercado; a criação de ferramentas de fidelização de clientes; a captação de recursos não-reembolsáveis das diversas esferas de governo; o aumento do volume de vendas, do faturamento bruto e do capital social da cooperativa.
Para chegar aos resultados esperados também ficaram definidos, no planejamento estratégico, os esforços a serem realizados tanto pela diretoria quanto por parte dos associados da Copercachaça. "A abertura de mercado demanda a constituição de uma equipe de vendas, por exemplo. Assim como será preciso criar um departamento de elaboração de projetos para conseguirmos angariar recursos", salienta o presidente da cooperativa.
Além das mudanças operacionais, a Copercachaça pretende ainda divulgar essa nova fase de maturação aos apreciadores de cachaça. "Definimos como meta melhorar nossa produção e possibilitar a criação de novos produtos. Para isso, diretores e associados participarão de treinamentos promovidos pela cooperativa", complementa Martins.
Segundo Edson Braga da Silva, o Sebrae/PR, que atuou como mediador e conduziu os trabalhos do planejamento estratégico da cooperativa, vai continuar auxiliando no processo de crescimento da Copercachaça. "Conforme as ações necessárias levantadas pela diretoria, o Sebrae/PR será parceiro tanto em Consultoria Técnica, Consultoria em Mercado, Feiras Estadual e Nacional, quanto na realização de Rodadas de Negócios", diz.

(Fonte : ASN/PR / 08-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário