segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

“UM DIA COM O “CADASTUR” ACONTECE NA PREFEITURA DE GRAMADO



O Ministério do Turismo quer que o brasileiro viaje mais pelo Brasil, por isso criou o Cadastur, um sistema que permite que turistas do Brasil e do exterior tenham acesso a informações sobre serviços turísticos, guias de turismo e bacharéis em turismo. O Cadastur, que está inserido no programa Nacional do Controle da Qualidade dos Serviços Turísticos do MTur, é baseado num sistema de cadastro de empreendimentos, equipamentos e profissionais da área de turismo. O cadastro permite às empresas de serviços turísticos a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem.
“O Cadastur é uma fonte de consulta rápida e de fácil acesso para o turista. Todos podem ter acesso a informações detalhadas sobre os prestadores de serviços regularmente cadastrados”, disse o Secretário de Turismo de Gramado, Gilberto Tomasini.
O cadastro disponibiliza o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. Garante acesso do profissional guia de turismo aos programas de capacitação profissional proporcionados pelo Ministério, como a Jornada de Atualização dos Guias de Turismo. Além de proporcionar credibilidade do prestador de serviço turístico cadastrado junto ao público, garantindo que está legalmente constituído e em operação.
“A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Turismo, convida a todo o setor turístico interessado a participar do encontro “Um dia com o Cadastur”, que acontecerá no auditório do Executivo. Queremos que o trade turístico de Gramado interessado no sistema venha e participe, tire dúvidas e obtenha mais informações sobre o Cadastur”, disse o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
O encontro “Um dia com o Cadastur” será realizado no dia 19 de janeiro, a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Gramado, onde os interessados poderão efetuar cadastramento, que será realizado pela equipe de fiscalização regional do Ministério do Turismo.

Quem deve se cadastrar:

De acordo com os artigos 21 e 22 da Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório para Agências de Turismo, Meios de hospedagem, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos e Acampamentos Turísticos. Além dessas atividades empresariais, também está obrigado ao cadastro o profissional Guia de Turismo, conforme Lei 8.623/93.
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, bacharéis em turismo e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer.
Os órgãos delegados, por meio do Cadastur, emitem o certificado de cadastro que atesta sua regularidade, cuja validade é de dois anos, posteriormente a este período o prestador de serviços deve renovar seu cadastro junto a Secretaria de Turismo do Estado.

(Foto: Carla Wendt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário