sábado, 16 de janeiro de 2010

MTUR DIVULGA DETALHES SOBRE A NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA

No final de fevereiro, tem início a série de oito encontros nas cinco regiões do país para a criação das normas de padronização da nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).
Os empreendimentos serão dividos em oito categorias: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados "cama e café". A nova classificação deve proporcionar um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira.
"O mercado necessita de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, como demonstraram os processos de candidatura do país para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", explica Ricardo Martini Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.
Dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE) apontam que existem hoje cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros no país. Destes, 6 mil estão cadastrados no Ministério do Turismo por meio do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br).


Hotel conceito


Além da nova classificação, o acordo de cooperação celebrado entre o MTur, o Inmetro e a SBM prevê um estudo de viabilidade para a implantação de um Hotel Conceito no Parque Tecnológico do Inmetro, em Xerém, região de Duque de Caxias, município carioca.
Além disso, está prevista a criação de um selo de qualidade que atingirá os prestadores de serviços turísticos.

(Fonte : Hôtelier News / 15/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário