O turismo
de natureza é o segmento que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização
Mundial do Turismo (OMT). A expansão está entre 15% e 25% ao ano e supera o
turismo de negócios e o de sol e praia. As unidades de conservação brasileiras,
no entanto, ainda contribuem pouco com o ecoturismo.
O
potencial, por sua vez, é enorme. A natureza exuberante é uma das mais
emblemáticas imagens do Brasil no exterior. Os parques nacionais exercem um
forte apelo entre os visitantes estrangeiros. Não à toa, o país é considerado o
primeiro em atrativos naturais, de acordo com o ranking de competitividade em
turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.
O novo
vídeo sobre Parques Nacionais, da série “Turismo em Cena”, divulgado nesta
terça-feira (11), mostra como alguns parques estão se preparando para atrair
mais visitantes, especialmente durante grandes eventos, como a Copa do Mundo de
2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para este
ano, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente destinarão R$ 10,4 milhões a
16 parques nacionais, das cinco regiões do país. O objetivo é investir em
infraestrutura, sinalização e ações de divulgação e promoção.
Entre os
parques beneficiados pelo projeto está o Parque Nacional da Serra dos Órgãos,
no Rio de Janeiro. Para essa unidade foram destinados R$ 230 mil, para obras de
melhoria do sistema de esgoto, elaboração e implementação de passarelas.
Localizado
na região de Teresópolis, no Rio de Janeiro, o parque foi criado em 1939, e
está entre os três mais antigos do Brasil. Rico em diversidade de fauna e
flora, o Parnaso é um paraíso que abriga uma reserva de Mata Atlântica no meio
da Serra.
O local
oferece fontes de águas cristalinas, piscinas naturais, cachoeiras, animais
silvestres, quase 200 km de trilhas e cadeias rochosa. Entre seus monumentos
geológicos, está o símbolo do montanhismo brasileiro: o Dedo de Deus, um pico,
com 1.692 metros de altitude, cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o
dedo indicador para o céu.
Série
institucional
O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações
do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo
2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de
estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor,
impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
“Nossas
metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os
objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística
mundial até 2022”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
(Fonte : MTur)
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