segunda-feira, 8 de outubro de 2012

META DE 10 MILHÕES DE TURISTAS INTERNACIONAIS DEVE SER ANTECIPADA


“Tenho dito isso em algumas entrevistas e vou repetir aqui. Continuo apostando na antecipação do cumprimento da meta de 10 milhões de turistas estrangeiros de 2020 para logo após a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016. Nosso crescimento acima da média mundial permite prever que alcançaremos a meta antes de 2020”. Essas são as palavras do presidente da Embratur, Flávio Dino, sobre o recebimento de visitantes internacionais no país.
Em 2011, o Brasil alcançou a marca de 5,4 milhões de turistas estrangeiros, um número inédito que, segundo Dino, consolidou o bom momento do Turismo no país. Além de ser um recorde, essa marca atingiu a meta prevista para 2011. Já a meta para 2012 é chegar a 5,7 milhões de turistas internacionais. “Estamos evoluindo para isso. É hora de superar os entraves e caminhar com firmeza para a marca dos 10 milhões de turistas estrangeiros, pautando o tema da competitividade de nossos destinos e produtos turísticos como uma questão nacional”, garante o dirigente.
Flavio se diz satisfeito com o trabalho que vem sendo realizando até o momento. “Uma coisa posso te afirmar e garantir: a Embratur tem sido agente constante da ampliação da competitividade do Turismo brasileiro. O trabalho que tem sido desenvolvimento é sério e comprometido. Esse ano foi muito produtivo e até dezembro ainda tem muito para acontecer, inclusive no que diz respeito à participação do Brasil em eventos internacionais”, enfatiza. Na atuação do órgão, o foco é a diversificação da imagem do Brasil no exterior, a partir da inserção de novos componentes que projetem o país no mercado internacional. “Além de nossos atributos de Sol e Praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar cada vez mais nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro”, explica.
Partindo desse princípio, a cultura tem sido o tema principal da nova campanha publicitária da Embratur, que foi lançada pela presidente Dilma Rousseff durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, em julho. As peças enfatizam o Brasil como uma Nação de grandes encontros.
Segundo ele, esses indicadores favoráveis derivam do esforço de empresários e profissionais do Turismo, associado aos programas dos governos federal, estaduais e municipais, que vêm investindo crescentemente em infraestrutura e promoção turística.“Tenho a convicção de que estamos em um vigoroso ciclo virtuoso que reforçará o papel do Turismo como um dos propulsores do desenvolvimento nacional, com sustentabilidade e alta capacidade de distribuir renda em todo o nosso vasto e belo território”.
Como arma na divulgação do país, a Embratur, a exemplo de outras empresas e entidades, vem apostando nas mídias sociais - canal no Youtube, Facebook - para a divulgação do Brasil. “Aumentamos a aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. O reforço dessa estratégia tem embasamento em indicativos de mercado. Para você ter uma ideia, cerca de um terço (30,9%) dos estrangeiros que visitam o Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2010, realizada pelo Ministério Turismo”, lembra.
De acordo com ele, produzir conteúdos associados às mídias digitais passou, portanto, a ser uma das prioridades da Embratur. “Outro motivo é a própria mudança de imagem sobre o país. É um caso em que o meio, a plataforma, influi no significado da mensagem, fazendo com que o turista que procuramos no mercado internacional também passe a ver o Brasil como um país moderno, para além de nossa imagem tradicional de sol e praia”, justifica

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

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