sexta-feira, 27 de abril de 2012

GOVERNO DOS EUA ANUNCIA CRIAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO PARA INCENTIVO AO TURISMO


Com muitas menções ao Brasil e à China, o 44º Pow Wow, maior evento de turismo dos EUA, terminou nesta quarta-feira (25) com o lançamento de uma organização público-privada, o Brand USA, cuja missão é, nas palavras do presidente Barack Obama, "transformar os EUA no país que mais recebe turistas em todo o mundo".
Realizada em Los Angeles, na Califórnia, a feira, que reúne toda a indústria do turismo norte-americano - operadores de viagens, companhias hoteleiras, aéreas, de navegação, parques temáticos, órgãos oficiais de fomento turístico de Estados e cidades dos EUA, locadoras de automóveis etc - deve gerar estimados US$ 4,2 bilhões de dólares em negócios.
Cerca de 6.200 pessoas ligadas à indústria do turismo compareceram ao Pow Wow deste ano: entre eles, 1.400 operadores de 72 países, 1.800 expositores norte-americanos e 420 jornalistas internacionais.
Ao todo, em três dias, foram realizadas nesse evento, organizado pela US Travel Association, 85 mil reuniões entre os expositores locais e os compradores internacionais (só do Brasil, vieram 135 compradores).
Embora os EUA já estejam entre os três maiores destinos turísticos do mundo, atrás da França e da Espanha e um pouco à frente da Itália, a criação do Brand USA sinaliza que o governo Obama enxerga o turismo como uma indústria fundamental para o desenvolvimento econômico, mas que, em contrapartida, cobra da iniciativa privada recursos para fomentar o setor.
Começando em junho, ações de marketing em todo o mundo - comerciais de TV, anúncios em revistas e jornais etc - devem mostrar diferentes regiões dos EUA embalados pela trilha sonora "Land of Dreams", composta por Rosanne Cash, que ganhou o prêmio Grammy (www.Youtube.com/DiscoverAmerica ).
A primeira fase da campanha da nova organização Brand USA (TheBrandUSA.com), que deve investir cerca de US$ 60 milhões/ano por ao menos três anos, tem início na Inglaterra, no Japão e no Canadá no dia 1º de maio (e deve custar US$ 12,3 milhões nos primeiros três meses). A seguir será a vez do Brasil e da Coreia do Sul.
Normalmente, as estatísticas sobre visitação turística nos EUA não consideram o Canadá e o México, países que fazem fronteira com os EUA.
Mas mesmo os dados que levam em conta os números desses dois países da América do Norte colocam o Brasil no topo do ranking quando o assunto é a ida de turistas aos EUA.
Consolidados em janeiro e divulgados durante o 44º Pow Wow, os dados da United Nations World Tourism Organization (UNWTO), que podem ser vistos abaixo, mostram que 1,5 milhão de turistas brasileiros foram aos EUA em 2011 (um aumento de mais de 50% com relação ao ano anterior).
Outro indicador que chama a atenção foi divulgado no evento pelo Departamento de Estado dos EUA: o presidente Barack Obama quer aumentar, em 2012, a concessão de vistos para turistas vindos do Brasil e da China em 40%.
No Brasil, nos seis primeiros meses de 2011, foram emitidos 555 mil vistos; já no segundo semestre, esse número cresceu 59% com relação à primeira metade do ano.
O governo norte-americano (www.travel.state.gov ) tambem divulgou que o tempo para a obtenção do visto caiu significativamente no Brasil e que é, hoje, de duas semanas ou menos em cidades como Recife, Rio e Brasília. Em São Paulo, segundo o Departamento de Estado dos EUA, a emissão de visto de turista, que já chegou a ser de mais de cem dias, demora agora 35 dias - ou menos.

(Fonte & imagem : Folha Online)

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