sexta-feira, 1 de julho de 2011

FECOMERCIO DEBATE AS OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO TURISMO

Grandes eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíada prometem impulsionar fortemente o setor de turismo no Brasil. Dados do Conselho Nacional de Turismo (CNT) apontam que apenas a realização do Mundial de futebol pode garantir ao País a entrada de R$ 8,9 bilhões em divisas internacionais e 73 milhões de desembarques domésticos. E para discutir desafios e oportunidades do setor nos próximos anos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) debate neste instante, o "Turismo e Negócios: Competitividade, desafios e oportunidades para a próxima década".
Coordenado pela ex-presidente da Embratur, e atual presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio, Jeanine Pires, o encontro conta com as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva; o ex-ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; do diretor-superintendente do São Paulo Conventions & Visitors Bureau, Toni Sando; do diretor da Fecomercio, Julio Serson, e do empresário, escritor e jornalista, João Dória Junior.
"O Conselho foi criado e irá tratar ao longo deste ano a competitividade do Turismo. Vamos debater ideias e ter atitudes práticas. Dados do WTTC apontam que este ano o turismo representará 3.3% do PIB do País", disse Jeanine na abertura do evento.
Para a executiva da Fecomercio estes grandes eventos vão atrair novos negócios ao Brasil. "Vamos ter capacidade de transformação do turismo. Porém, sinceramente além de fazer tudo que será feito é muito pouco, é preciso vislumbrar tudo que ainda pode ser feito", afirmou.
O ex-ministro do Turismo abordou em sua fala a importância do turismo como negócio e fez questão de ressaltar que o momento é oportuno e o tema é de grande importância para o Brasil. "O trabalhador foi quem nos tirou da crise, por isso quando o então presidente Lula disse que seria uma marolinha, ela foi mesmo. E vale ressaltar também que o consumo será o motor da economia do Brasil, até porque 3 milhões de brasileiros ingressaram na classe média e são estes consumidores que alimentam o turismo", disse Mares Guia.
"O Brasil está mudando muito rápido e o mercado interno será o grande negócio, e vocês do setor vão ter oportunidade de duplicar seus negócios em menos de quatro anos", finalizou.

(Fonte & foto : Brasilturis Jornal)

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