terça-feira, 24 de maio de 2011

OMT PREVÊ 2011 POSITIVO A NÍVEL MUNDIAL



Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, considera que o corrente ano será muito bom para o turismo mundial. Durante a reunião da Comissão Regional para as Américas, que se realizou no Paraguai, o responsável sublinhou que apesar das revoltas no Médio Oriente, Norte de África e o terremoto no Japão, o setor irá ter um bom desempenho a nível mundial.
O ano passado, o turismo registrou um crescimento de 7% em relação a 2009, com 940 milhões de desembarques e receitas na ordem dos 648 mil milhões de euros, com todas as regiões a registrarem crescimento. Só na América do Sul, esse aumento foi de 10%.
A liderar, continua a Europa, responsável por 51% dos desembarques, seguido de Ásia/Pacífico com 22%, Médio Oriente e África, com 6 e 5% respectivamente. A China consolidou-se como mercado principal em expansão ultrapassando Espanha estando atrás dos Estados Unidos e França em termos de desembarques. Em relação à receita turística, a China ultrapassa a Itália ocupando a quarta posição com as previsões a apontar aquele país oriental como o primeiro mercado turístico do mundo em 2020.
Nos primeiros dois meses deste ano, o turismo manteve o ritmo ascendente em todas as regiões, com exceção para o Oriente Médio e no norte da África, como resultado da instabilidade política nos territórios. A América do Sul e a Ásia lideraram o desenvolvimento, com uma taxa de 15% cada. As expectativas da OMT para os países presentes na reunião em Assunção são positivas: o turismo na América do Sul deve fechar 2011 com um crescimento de 4,5%.

(Fonte : Opção Turismo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário