terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MENSURANDO O RESULTADO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO NO TURISMO


Nessa segunda-feira (06), em Brasilia (DF), o Ministério do Turismo (MTur) apresentou aos representantes da Câmara Temática de Qualificação Profissional do Conselho Nacional de Turismo, um sistema de indicadores de avaliação das ações de capacitação no turismo.
Foram entrevistadas 132 pessoas de 23 destinos brasileiros para construir o sistema, entre representantes de classes patronais e de trabalhadores, empresários, órgãos governamentais, instituições de ensino e representantes do Sesc, Senac, Sesi e Senai.
Segundo o consultor do projeto, Rafael Fayet “a ideia foi criar um modelo que sirva de bússola para saber para onde vamos. Um modelo objetivo e mensurável, capaz de incentivar a cultura do planejamento, facilitar a tomada de decisões e identificar tendências e gargalos entre oferta e demanda”.
A Fundação Universa, que elaborou a pesquisa, identificou que 72% dos entrevistados não utilizavam indicadores para apoio a tomada de decisões relacionadas às ações de capacitação.
O modelo proposto apresenta indicadores desenvolvidos com base em quatro perspectivas: aprendizado, ambiente e tecnologia; processo de capacitação; clientes, que engloba trabalhadores, empresários e turistas; e impacto socioeconômico.
O modelo que já foi testado em três destinos, será disponibilizado pelo MTur no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário