quarta-feira, 4 de agosto de 2010

GOVERNO DO RJ ATENDE SETOR E ANUNCIA REDUÇÃO DO ICMS DA HOTELARIA PARA 2% ATÉ 2012


Durante almoço oferecido pelo SindRio com a presença de cerca de 300 empresários, o governador e candidato a reeleição Sérgio Cabral acatou uma proposta do Sindicato de Hotéis e Bares do Rio de Janeiro e confirmou a redução do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias (ICMS) para a hotelaria de 4% para 2%.
"Esta é uma proposta justa e como temos condição de atender a esta reivindicação já que vivemos um momento favorável de ampla recuperação da economia do estado então decidimos acatar este pedido", admitiu ele
O governador confirmou medida poderá ser estendida até 2014 caso o setor mantenha o volume de carga tributária gerada para o estado, atendendo assim o pedido do SindRio. A redução terá início apenas a partir de janeiro de 2011.
Em recente análise de dados de empregabilidade nacional no setor de hospedagem, o SindRio levantou que, do ano passado para cá, os hotéis no Rio criaram 515 empregos formais. É pouco – este número deve crescer já a partir dos próximos meses –, mas mais que o dobro dos postos gerados em São Paulo, 241. Atualmente, os hotéis do Rio empregam mais de 16 mil pessoas e os bares e restaurantes, mais de 103 mil, com carteira assinada.
De 2000 a 2008, os encargos no setor de hospedagem avançaram apenas 1,2% frente a 12% nas demais capitais brasileiras. De 2009 até maio deste ano, o Rio registrou crescimento foi de 3,2%, contra 1,3% das outras capitais.
Estes e outros números foram apresentados pelo presidente do SindRio, Pedro de Lamare, a Sergio Cabral e empresários e entidades do trade de turismo. A solenidade foi aberta por Alexandre Sampaio, que neste dia 17 toma posse oficialmente como presidente da Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.
"O Rio conta atualmente com nove presidentes de entidades e associações do turismo, o que mostra a força da cidade", ressaltou. O evento foi prestigiado pelos presidentes da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim, da Abeoc, Aquiléa Homem de Carvalho, da TurisRio, Nilo Sérgio Félix, além da secretária estadual de Turismo, Márcia Lins, do secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, dos presidentes da Bito, Salvador Saladino, Associação Trem do Corcovado, Sávio Neves, da rede Othon, Fernando Chabert, do diretor geral do Copacabana Palace, Philip Carruthers, do Sindetur-RJ, George Irmes e do diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, entre outros.

(Fonte e Foto : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário