Companhias aéreas esconderam dos passageiros o percentual de voos
atrasados e cancelados. Desde ontem, elas são obrigadas a publicar os dados em
seus sites.
Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que as
informações têm de ser apresentadas quando o passageiro selecionar destino e
dia do voo.
A intenção da agência, com a norma, é dar mais opções ao passageiro ao
escolher a empresa em que voará.
A Folha testou o serviço nos sites de 12 companhias nacionais e
internacionais. Só dois mostravam atrasos e cancelamentos claramente - o da KLM
e o da United.
Uma das piores foi a página da TAM, onde encontrar o ícone
"Pontualidade Anac" exigia clicar em quatro lugares, três dos quais
sem indicação. A reportagem só descobriu o caminho após pedir ajuda a uma
assessora de imprensa.
Ocultar os dados sob títulos diversos foi outro subterfúgio. Na Avianca,
o índice só aparecia ao clicar sobre o número de escalas do voo. Na Azul, em
"Detalhes".
A Gol usou um relógio. Pela manhã, a Webjet não tinha o índice. A
informação foi colocada no ar à tarde, ao lado da tabela de voos -após a
reportagem procurar a empresa.
Houve quem colocasse a informação perdida, como a Air France, que usou
título sem destaque no fim da página. A KLM é do mesmo grupo da Air France. Na
Emirates, ela só era exibida na página inicial, e não na escolha de voos, como
diz a norma. Três empresas não mostravam os índices: British, Iberia e American
Airlines.
Ontem, o Procon autuou Azul, Avianca e Webjet por não informarem, em
seus balcões de vendas em Congonhas, a média de atrasos. As empresas terão 15
dias para apresentar defesa e, em seguida, o órgão vai definir se aplica multa.
MUDANÇAS
Sem dar números, a Anac disse fiscalizar as empresas, inclusive se notar
cumprimento insatisfatório da norma. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
A redação pode ser alterada se a norma estiver sendo desvirtuada pelas
empresas, diz a agência, que também exibe os índices em seu site.
OUTRO LADO
COMPANHIAS DIZEM CUMPRIR NORMA DA ANAC
As empresas aéreas disseram cumprir de maneira adequada a norma da Anac.
A TAM disse que oferece as informações em todos os canais de venda, como
manda a resolução da agência. Disse ainda que estuda mudar a apresentação das
informações em seu site, "atendendo às solicitações recebidas", de
modo a torná-la "ainda" mais acessível.
A Air France/KLM entende cumprir a norma. Foi a mesma posição dada pela
Azul, pela Gol, pela Webjet e pela Avianca, por meio das suas assessorias de
imprensa.
A British Airways, que não tem os índices em seu site, informou que a
sua página está em fase de ajustes -e que mostrou seus índices de atrasos e
cancelamentos à Anac.
A Emirates disse "estar trabalhando" para oferecer os dados de
atrasos e cancelamentos na seção de reservas do seu site. Ontem, ela estava
disponível apenas na página inicial.
A Folha não conseguiu contato com a Iberia - que, embora seja do
mesmo grupo da British, tem assessoria de imprensa diferente - e com a American
Airlines.
PRESSÃO
As empresas aéreas nacionais e internacionais pressionaram a Anac a
adiar a norma. A agência rejeitou.
Um dos argumentos era que informações sobre atrasos e cancelamentos
induzem o passageiro a achar que eles se devem sempre às empresas, embora haja
outras causas - há atrasos decorrentes de problemas meteorológicos ou de
infraestrutura nos aeroportos, por exemplo.
(Fonte : Jornal Folha de S.
Paulo)
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